Como transferir dinheiro eletronicamente

Há momentos em que se precisa enviar dinheiro de modo rápido. Quando enviar um cheque ou entregar o dinheiro pessoalmente não for possível, você pode escolher uma transferência eletrônica.

Antes de começar o processo de transferência, você deve ter essas informações à mão:

•    O quanto de dinheiro você deseja transferir. Se você for transferir a partir de uma conta bancária, certifique-se de que tenha fundos suficientes para cobrir o valor da transação, incluindo eventuais custos de serviço. Taxas para contas descobertas podem ser bem altas!

•    O nome de quem vai receber o dinheiro que você está enviando.

•    O número da conta bancária da pessoa que vai receber o dinheiro.

•    O número de routing do banco ou instituição financeira que mantém a conta na qual o dinheiro será enviado. Ele também é chamado de número de routing ABA (American Banking Association).

•    O número da conta bancária e de routing da conta que você está enviando o dinheiro.

Assim que você tiver essas informações à mão, você está pronto para prosseguir com a transferência eletrônica.

  1. Entre em contato com o banco ou instituição financeira que você gostaria de utilizar para a transferência eletrônica. É recomendado que você utilize o banco em que tem uma conta bancária, já que há taxas envolvidas com uma transferência eletrônica e elas provavelmente serão menores em um banco em que você já é cliente.
  2. Avise ao banco o quanto de dinheiro você deseja transferir e para quem você deseja transferir. Forneça todas as informações listadas acima. Se possível, faça-as por escrito, pois é mais fácil dizer os números se você tiver que passá-los por telefone.
  3. Peça um número de confirmação ou um recibo de que a transferência foi concluída.
Também é possível transferir o dinheiro pela internet. O site mais popular é o WesternUnion. Para fazer uma transferência eletrônica através da internet são necessários os mesmos passos do que em uma transferência bancária.

As transferências eletrônicas têm evoluído ao longo do tempo e novos serviços como o PayPal e Google Check Out deram o passo seguinte em transferências de dinheiro instantâneas. Ambos sites agora permitem que você envie dinheiro através da internet a qualquer parte apenas com um endereço de e-mail.