Como prever a ovulação

A ovulação ocorre quando um óvulo é liberado nas trompas de falópio. Após a ovulação, os óvulos permanecem viáveis por cerca de vinte e quatro horas. Muitas mulheres querem saber quando ovulam, para assim ficarem grávidas ou evitarem a gravidez.

•    Método do Calendário. Para prever uma série de ovulações utilizando o método do calendário, você vai precisar manter o controle do seu ciclo por pelo menos três meses e, preferencialmente, seis. Anote no seu calendário o dia que começa o seu ciclo e o dia que ele termina. A duração do seu ciclo vai do primeiro dia da menstruação até o dia antes de seu próximo período começar.

     •    Encontre o seu ciclo mais curto e conte o número de dias no mesmo. Subtraia 18 a partir desse número. Adicione a diferença a o primeiro dia da menstruação seguinte. Isso lhe dará o primeiro dia em que você pode estar fértil. Por exemplo, se o seu ciclo mais curto é de 29 dias, você subtrai 18 para obter a partir dele 11. Se o seu próximo período começa em 11 de agosto, adicione 11 dias para obter 22. Portanto, o primeiro dia em que você poderá estar fértil será 22 de agosto.

     •    Em seguida, conte o número de dias do seu ciclo mais longo e subtraia 11. Adicione a diferença para o primeiro dia da menstruação seguinte. Este é o último dia em que provavelmente você esteja fértil. Por exemplo, se o seu ciclo mais longo é de 31 dias, você subtrai 11 para obter a partir dele 20.

     •    À medida que continuamos o exemplo de 11 de agosto, adicione 20 dias para encontrar o último dia da provável fertilidade. O último dia que você estará fértil será 31 de agosto. Portanto, sua próxima escala de ovulação será 22 - 31 agosto.

•    Muco Cervical. Por mais estranho que seja, o muco cervical que sai de sua vagina pode dizer quando você vai ovular. Quando termina o período, você deve observar que o muco se torna muito pouco ou nenhum. Quando você se aproxima do meio do seu ciclo, o muco se torna mais espesso e cremoso. Quando você ovula, o muco se torna mais fluido, claro e úmido, semelhante a clara de ovo. Depois de ovular, o muco cervical vai mudar novamente para se tornar mais espesso e mais cremoso. Você pode verificar o muco cervical, percebendo-o em sua roupa de baixo, no papel quando você se limpa, ou no sanitário depois de urinar.

•    Mittelschmerz.  São pequenas pontadas de dor ou cólicas no lado do abdômen. Cerca de vinte por cento das mulheres tem esta experiência. Ela pode durar de alguns minutos a algumas horas. Ninguém sabe ao certo o que provoca isso, mas acredita-se ser causada por irritação do ovário quando ele libera um óvulo.


•    Aumento da Temperatura Corporal Basal. Quando a maioria das mulheres ovula, sua temperatura corporal basal aumenta 0,2-0,4 graus. Para determinar a sua temperatura corporal basal você precisará de um termômetro para temperatura basal corporal. Se você estiver usando esse método para prever a ovulação, é melhor você tirar sua temperatura todas as manhãs, por pelo menos um ciclo e, preferencialmente três. Sua temperatura corporal permanecerá elevada após o seu ciclo menstrual.

Ferramentas necessárias:

    Termômetro para temperatura basal corporal

    Calendário

    Calculadora

Dicas rápidas:

    Estes métodos levam algum tempo de prática para serem aprendidos totalmente.