Como utilizar um calendário de ovulação para calcular concepção

Um calendário de ovulação ajuda uma mulher a marcar seu ciclo para determinar seus dias mais férteis. Ter esta informação pode ajudar uma mulher a engravidar combinando suas relações sexuais com seus dias de ovulação. De outra forma, pode também ajudar a evitar uma gravidez indesejada evitando relações sexuais sem proteção durante o tempo da ovulação. Há várias estratégias de previsão envolvidas na tabela de fertilidade, assim como alguns métodos alternativos para calcular ovulação.

  1. Crie uma tabela de fertilidade. Uma tabela de fertilidade pode usar um ou mais métodos para apontar sua janela de oportunidade. Tabelas precisas fornecem um registro escrito mostrando padrões distintos de ciclo. Cada ciclo oferece mudanças previsíveis em várias funções do corpo. Conecte-se com seu corpo reconhecendo as mudanças. Coisas para anotar na tabela incluem a observação da secreção vaginal, posição do colo do útero e temperatura corporal básica (BBT).
  2. Observe a secreção vaginal. A consistência da secreção vaginal muda através do seu ciclo menstrual. Registrar seus padrões de secreção vaginal irá lhe ajudar a determinar quando você ovula. A secreção vaginal começa seca no início do seu ciclo, e à medida que seu ciclo progride para a ovulação, ela se torna mais clara, fina e elástica, parecida com clara de ovo. É quando você está mais fértil.
  3. Confira a posição do colo do útero. O colo do útero tende a ficar mais alto no seu corpo e é mais macio ao toque durante a ovulação. Este é um método complicado que pode levar algumas vezes testando seu colo do útero para perceber qualquer mudança. À medida que a ovulação se aproxima, o colo do útero será mais difícil de alcançar. Antes e depois da ovulação, ele costuma estar mais baixo e duro ao toque.
  4. calcular ovulaçãoTemperatura corporal básica. BBT é uma temperatura de repouso que deve ser medida de manhã cedo enquanto você ainda está na cama e no mesmo horário todos os dias. Se você andar por aí antes de medir sua temperatura, os resultados serão prejudicados. Um termômetro feito especificamente para medir BBT é uma boa idéia, por ser mais exato. Um termômetro básico corporal é mais sensível que um termômetro comum e fornece leituras mais exatas. Termômetros normais só são exatos para .2 graus fahrenheit, enquanto um termômetro básico corporal é exato para .1 graus fahrenheit. Registre cada leitura na sua tabela, sabendo que a tabela de BBT permite que você saiba da ovulação depois que ela já ocorreu. Assim é necessário tabelar por vários meses antes que você possa começar a prever a ovulação com este método.
  5. Calendários online. Há vários sites que você pode acessar na Internet que fornecem calendários eletrônicos pra previsão da ovulação. Estes calendários fazem você informar vários fatores para ajudá-la a determinar os seus dias mais férteis, como duração do ciclo e data da última menstruação. Estes calendários funcionam melhor para uma mulher com ciclo regular, pois fornecem apenas datas aproximadas, e não devem ser seu único método de cálculo da ovulação.
  6. Tabela de calendário menstrual. Utilizando este método simples, calcule o número médio de dias do seu ciclo. Após alguns meses uma fórmula irá ajudar a determinar os tempos férteis. Subtraia 18 dias do fim do seu ciclo mais curto e 11 do seu mais longo. Isto deve mostrar-lhe seus dias mais férteis.
  7. Ciclos irregulares. Há algumas coisas que podem tornar o seu ciclo irregular como estresse e exercício freqüente. Ciclos irregulares tornam muito mais difícil prever a ovulação. No entanto, você ainda deve tentar procurar por sinais e manter uma tabela para fazer uma média das datas para lhe dar a melhor chance de concepção.