Como saber se você está grávida

Sabe se você está grávida ou não nem sempre é uma coisa fácil de fazer, especialmente nos dias iniciais de alterações hormonais. Há alguns sinais iniciais de gravidez, entretanto deveria ser observado que muitas mulheres os têm logo antes do seu ciclo mensal. Se você tem alguns sinais, então provavelmente é hora de seguir para a farmácia e comprar um teste de gravidez a ser feito em casa. Se, depois de ler este guia e fazer o teste, verificar-se que você está grávida, então recomendo altamente que você confira Pregnancy Without Pounds (Gravidez Sem Armadilhas) – este grande pequeno e-book vai auxiliá-la a se manter em forma durante toda a gravidez e ensinará tudo que você precisa saber sobre como cuidar de si mesma ao mesmo tempo em que se mantém saudável.

  1. Seios doloridos. Muitíssimas mulheres queixam-se de seios doloridos, tanto nos dias iniciais de sua gravidez quanto mais tarde. Pode vir acompanhado de pequeno inchaço e acontecer já desde a segunda semana da concepção. Isto é porque seus seios são muito sensíveis a alterações hormonais no seu corpo. Apesar de que nem todas as mulheres têm seios doloridos antes do período mensal, algumas têm.
  2. Fadiga. Há o cansaço, e depois o cansaço mesmo. Se você está se sentindo anormalmente fatigada pode ser porque você está mesmo grávida.
  3. Abdome inchado e sensação de estar “cheia”. Muitas mulheres se sentem “cheias” desde cedo. Elas podem associar isto com o inchaço antes do período mensal porque é uma sensação similar. Se suas calças estão ficando um pouco apertadas, pode ser um sinal de que você está grávida.
  4. Cãibras. Muitas mulheres sentem cãibras no seu período mensal, e frequentemente as cãibras da gravidez produzem a mesma sensação. Entretanto, muitas mulheres relatam que elas parecem diferentes de suas cãibras “normais”.
  5. Mau humor. A TPM na maioria das vezes leva a culpa pelo mau humor, mas é muito fácil ser um pouco mal-humorado em qualquer época em que seu corpo está passando por mudanças hormonais, e estar grávida certamente recai nesta categoria,
  6. Compulsão por comer. O chocolate é conhecido como comida do período mensal para muitas mulheres, mas as ânsias por carboidratos  também são comuns no início da gravidez (e no final). Isto é porque eles são digeridos muito facilmente para prover energia rapidamente e o corpo está tentando cotrabalançar a fadiga.
  7. Dores de cabeça. É comum mulheres grávidas terem muita dor de cabeça. Isso vem de um aumento no volume do sangue. Estas dores também são comuns durante seu período mensal ou nos dias antes deste período. Se você pensa que pode estar grávida, então é importante que você tome apenas acetaminophen (Tylenol ou forma genérica) para suas dores de cabeça. Comece com um para ver se é suficiente para se ver livre de suas dores de cabeça. Outras medicações podem ser ruins para o bebê.
  8. Mudanças em seus seios. Seus seios podem começar a inchar e parecer maiores ou mais cheios. Os mamilos e as auréolas podem escurecer e ficar maiores. Mudanças nos seus seios podem acontecer por uma imensidão de diferentes razões, mas mudanças visíveis podem ocorrer dentro de três a cinco semanas após a concepção.
  9. Náusea. Mal-estar matinal incluindo náusea é um sintoma comum da gravidez, mas se você não está esperando por isto poderia pensar que é uma gripe ou a picada de um inseto. Isto pode começar a partir de três a cinco semanas.
  10. Constipação. A constipação é comum mesmo nos estágios iniciais da gravidez. Pode começar a partir de três a cinco semanas. Os hormônios que são produzidos para o bebê também tornam a digestão mais lenta, o que pode causar constipação. Assegure-se de estar consumindo grandes quantidades de fibras.
  11. Urinar frequentemente. Este é muitas vezes um sintoma horrível do início da gravidez. A maioria das mulheres pensa neste como um sintoma do final da gravidez, quando o bebê já é grande o suficiente para pressionar a bexiga. Mas este é um sintoma também do início da gravidez. As coisas estão mudando, e seus rins estão tendo muito trabalho para manter os fluidos eliminados.
  12. Período mensal que não veio. Um período mensal que não veio é o sinal que alerta muitas mulheres para a gravidez. Elas têm alguns sinais que podem também ser alguma outra coisa (como uma falha no estômago ou o seu período vir). Esta é uma boa ocasião para um exame. Posso ter meu período e ainda assim estar grávida? Numa palavra, não. Os hormônios em seu corpo trabalham contra você ter o seu período e ao mesmo tempo estar grávida. Entretanto, muitas mulheres notam manchas ou leve sangramento durante a implantação do embrião. Isto acontece mais ou menos no mesmo tempo em que o seu período normalmente ocorreria. Outras mulheres têm sangramento durante o primeiro trimestre. É uma boa idéia fazer um teste de gravidez se seu período foi anormal e você tem um ou outro sinal de gravidez. Se  você está grávida e tem feito manchas ou sangrado, é uma boa coisa a fazer marcar uma consulta com seu ginecologista para fazer um check up de primeiro trimestre e te certeza de que tudo está indo bem.
  13. Faça um teste de gravidez em casa. Seu corpo começa a produzir hGh no momento em que você concebe. A produção deste hormônio continua  durante toda sua gravidez. Por volta de quatro semanas do início da sua gravidez (normalmente duas semanas depois da concepção) e mais ou menos por volta da época em que você teria seu próximo período, seu corpo terá hGh suficiente para detectá-lo com um teste de gravidez em casa. Se o teste de gravidez for positivo, marque uma consulta com seu ginecologista (ou encontrar um) para confirmação.
  14. Se o teste for negativo, mas você continua tendo muitos sintomas, espere alguns dias e faça um segundo teste se seu período ainda não tiver vindo. Se este teste ainda for negativo, mas você tem razões para acreditar que pode estar grávida então faça um terceiro teste alguns dias mais tarde ou marque uma consulta com seu ginecologista. Os testes de gravidez detectam 99% dos casos de gravidez. Mas há algumas mulheres que estão grávidas e nunca obtêm um resultado positivo em um exame de gravidez. Também poderia ser que há alguma outra coisa errada e ver um médico sempre é uma boa coisa.
O início da gravidez muitas vezes é difícil de identificar por certas razões. É fácil confundir com outras coisas. Eu pensei que estivesse doente e começando uma infecção urinária. Se você tem alguns destes sinais é uma boa idéia fazer um teste de gravidez em casa, porque todas as mulheres são diferentes. Você pode ter um sintoma, ou muitos. Se a qualquer tempo você estiver preocupada ou acha que seu teste de gravidez está errado, então é uma boa idéia ver seu  médico. Boa sorte!