Como vencer a timidez e fazer amigos

A timidez pode parecer inofensiva, se não interfere na nossa vida social e / ou profissional, mas torna-se realmente frustrante quando a timidez invade o nosso dia-a-dia e nós deixamos escapar muitas oportunidades. Na verdade, é um bom atributo de personalidade alguém ser tímido até certo ponto, pois você pode ser menos provável que vá fazer alardes, fofocas ou ser muito exigente e temperamental. Além disso, as pessoas tímidas geralmente são bons amigos e leais. Na realidade, não há alguém nunca se sentiu tímido, mas se a timidez é grave o suficiente para te impedir de conhecer novas pessoas, fazer amizades e prevenir alguém de fazer o que quer fazer, então é um problema a ser tratado. Neste artigo, vamos discutir em detalhes algumas causas da timidez e fornecer-lhe algumas dicas para superar este problema.

  1. Encontre as raízes do problema. Alguns especialistas acreditam que a timidez pode ser herdada geneticamente dos pais, enquanto outros estudos mostram que a timidez poderia ser desenvolvida desde cedo na infância (2 a 3 anos de idade). No entanto, qualquer que seja a causa, a timidez é um comportamento aprendido que pode ser modificado com a prática e algum esforço da parte da própria pessoa. Quando uma criança cresce, o ambiente, os familiares e amigos desempenham um papel importante no desenvolvimento de sua personalidade.
    Existe uma diferença entre ser tímido e ser introvertido. Um indivíduo introvertido é uma pessoa que se envolve mais e está mais interessada / feliz consigo mesmo, ao invés de todo mundo e, portanto, podem não ser muito ansiosos para ter relacionamentos e ser social, enquanto a timidez é uma coisa totalmente diferente. Saiba mais sobre a sua condição - seus amigos e familiares podem ajudar a te dizer mais sobre seus traços de personalidade que você pode ignorar ou simplesmente não conhecer. Encontre os motivos subjacentes à sua timidez e lide com elas. Descobria se é o ambiente em que você está, alguns amigos ou outros fatores que reforçam o seu comportamento tímido.
  2. Descubra se você tem baixa auto-estima e falta de autoconfiança. Estes dois componentes, muitas vezes contribuem para a timidez perto de outras pessoas. Encontre maneiras de aumentar sua auto-estima e tenha uma maior auto-confiança. Sempre pareça o seu melhor, o que por si só vai aumentar a sua auto-estima. As pessoas tímidas geralmente têm dificuldade para começar e manter uma conversa sobre qualquer assunto. Tenha o hábito de se atualizar sobre assuntos atuais; você terá muita informação e conhecimento para falar na sua próxima conversa. Sempre sorria quando estiver perto das pessoas, isto vai repreender a sua ansiedade e torná-lo mais aberto às pessoas. Use afirmações positivas para aumentar a sua auto-confiança e auto-estima.
  3. Pratique conhecer novas pessoas e puxar conversa com eles. Tente conhecer e estar rodeado de muitas pessoas, seja social, entre em clubes, vá a eventos públicos onde você pode conhecer / ver gente nova, espere pelo ônibus no ponto de ônibus e conheça outras pessoas que também estão esperando o ônibus e outras reuniões sociais. Comece com um sorriso agradável e tente começar as conversas com eles. Se você achar que é muito difícil iniciar conversas com estranhos, então pratique em casa com os amigos e familiares, e peça-lhes para desempenhar o papel de estranhos e tente iniciar conversas com eles, ou pratique em frente a um espelho e imagine você está falando com um desconhecido.
    Se você teme a rejeição, tente imaginar a situação em sua mente e pense nas circunstâncias que envolvem a possível rejeição e pense nas suas respostas sobre como lidar com a situação. Na próxima vez, quando você realmente estiver numa situação dessas, você será capaz de se lembrar do seu exercício e você poderá lidar com isso perfeitamente. Tente algumas técnicas / exercícios de relaxamento para relaxar quando tentar começar uma conversa / interação com estranhos. Quanto mais você tentar falar com novas pessoas, mais confiante você se vai se tornar. Você pode começar apenas com um bom sorriso e um Olá, dizendo aos outros como o tempo está agradável, como você normalmente espera o ônibus neste ponto de ônibus, etc. Registre seus sucessos e veja como você desenvolveu rapidamente novas habilidades sociais.
  4. Seja o seu próprio melhor amigo primeiro. Pessoas tímidas muitas vezes têm pensamentos auto-críticos e negativos sobre si mesmos e comparam-se com outras pessoas que eles acham que são mais espertos e mais extrovertidos. Eles geralmente pensam sobre os pontos fortes dos outros e as suas fraquezas e, fazendo isso, acabam não sendo notados em muitas reuniões e locais sociais. Entenda que ninguém é perfeito, todo mundo tem suas próprias forças e fraquezas. Não se julgue negativamente por causa de suas desvantagens em alguns aspectos de sua vida - seja positivo sobre si mesmo, ame-se e seja um bom amigo para você mesmo em primeiro lugar, para ser um bom amigo para os outros. Tenha orgulho de si mesmo, mas não seja muito arrogante ou fique se gabarndo: Apenas relaxe e seja você mesmo, e isso será o suficiente.
  5. Encontrar novos hobbies e interesses para si mesmo. Muitas vezes, as pessoas evitam conversas sociais porque acham que eles não têm nada importante / útil para discutir. Tenha alguns hobbies saudáveis. É mais provável que você encontre pessoas com os mesmos interesses e podem ter boas conversas, ou mesmo aprender / ensinar uns aos outros. No final, você vai se sentir mais confiante e feliz com o seu conhecimento e experiência de um bando de passatempos diferentes e estará ansioso para dividir a sua experiência com os outros.
  6. Tenha um estilo de vida saudável. Seja ativo fisicamente e mentalmente. Desfrute de alguns esportes, exercícios e caminhadas de manhã / à tarde, jogos que estimulam a mente, coma alimentos saudáveis e legumes frescos e aproveite a vida ao máximo.
  7. Obtenha ajuda profissional. Se você não está motivado o suficiente para fazer tudo isso sozinho, ou você acha que sofre de timidez mais severa, então é uma boa idéia procurar um profissional para ajudá-lo. Há muitos profissionais de saúde mental e terapeutas que podem ajudá-lo a superar sua timidez. Localize grupos de suporte de pessoas como você e interaja com eles.
Supere a timidez e desfrute de uma vida plena e feliz, cheia de grandes oportunidades. Não perca o potencial de maravilhosos amigos que você pode ter com um pequeno esforço da sua parte.