Como ter relações sexuais durante a gravidez

Sexo durante a gravidez é seguro? E quando seu abdome e seios se tornam muito grandes? As dicas a seguir podem ajudar a responder algumas das suas perguntas com relação ao sexo, especialmente no final da gravidez. Mas, se você tem dúvidas ou preocupações, fale sobre elas com os profissionais de saúde que cuidam de você. Todo tipo de perguntas já foi feito a eles, não se surpreenderão com as suas - não importa quais sejam.

  1. Não se preocupe sobre se vai machucar o bebê durante o intercurso sexual. Desde que a bolsa d'água esteja intacta, e o corpo do homem não esteja fazendo pressão contra o seu abdome, na posição papai-e-mamãe, não há maneira como o sêmen, ou mesmo o pênis, possa afetar seu bebê. Se a bolsa d'água se rompeu, não faça sexo.
  2. Use um lubrificante à base de água. No final da gravidez, você pode ter dificuldades com a lubrificação durante o sexo. Não use um lubrificante muito incrementado; um produto básico é perfeito (informe-se com seu médico, ou com o farmacêutico). Numa situação inesperada, tente óleo mineral.
  3. A posição papai-e-mamãe poderá estar fora de cogitação. Esta posição pode ser uma ameaça para o bebê, se o peso do homem estiver fazendo pressão contra seu abdome, mas também pode simplesmente não ser possível, de qualquer maneira, à medida que seu abdome e seus seios vão ficando maiores.
  4. Tente outras posições. Tente a mulher por cima, spooning, ou penetração vaginal por trás. Algumas destas posições podem ser favoráveis se seus seios estão doloridos, ou você quer uma penetração com pouca profundidade.
  5. Pesquise um pouco. Se problemas estão surgindo para você, com posições sexuais confortáveis, há diversas revistas femininas que podem ter idéias interessantes. Você pode também comprar um livro ou verificar sites ilustrados.
  6. Se você não consegue encontrar uma posição sexual confortável, tente outras atividades sexuais. Agora pode ser a hora de tentar aquelas coisas sobre as quais você sempre se sentiu curiosa. Mas, sexo oral não é recomendado para mulheres. Se  você resolver fazer sexo oral, tenha certeza de que seu parceiro não vai soprar ar para dentro da sua vagina. O ar pode causar embolia aérea (bloqueio de um vaso sanguíneo por uma bolha de ar), o que pode ser potencialmente fatal para você e para seu bebê.
  7. Não há nada errado em dizer "não". Algumas mulheres tentarão fazer sexo durante a gravidez, e acharão isto desconfortável demais. Entre a exaustão da gravidez e outros estresses, você pode simplesmente querer ir dormir. Se é assim que você se sente, diga a seu parceiro. Diga a ele o que você está pensando, e como está se sentindo.
  8. Mantenha a comunicação com seu parceiro. Se você se sente gorda ou sem atrativos, fale com seu parceiro. Muitos homens acham o corpo de uma mulher grávida muito atraente e bonito.
  9. Não faça sexo sem proteção com um parceiro desconhecido. Você deve tomar precauções adicionais, para não ser exposta a DSTs durante a gravidez.