Como ser carismático

Você já reparou que algumas pessoas parecem ser o foco de uma sala no momento em que entram? A qualidade que você não consegue definir e que os torna magnéticos é o carisma. Se você quer ter esta faísca especial, existem maneiras de se obtê-la. Siga essas dicas e você também será carismático.

  • Caminhe com confiança. A confiança é atraente. As pessoas carismáticas tem a confiança necessária para saber que vão ter atenção onde quer que vão. Ande erguido com uma forte postura e permita que sua confiança seja visível para qualquer pessoa que vá conhecer.
  • Escute quando outros falam. Embora seja importante ser visivelmente confiante, isso não significa ser arrogante. Você quer atrair outras pessoas para você, não afugentá-las, por isso ouça quando elas falarem. Permita que outras pessoas tenham algo a dizer.
  • Esteja aberto a sua espiritualidade. Estar em contato com suas emoções muitas vezes reforça a confiança que você mostra ao mundo. Seja meditando ou freqüentando regularmente serviços religiosos, apenas tenha certeza de estar aberto para ser a melhor pessoa que você consiga. Seu esforça para melhorar atrai outros.
  • Pratique a igualdade. O carisma permite que as pessoas interajam com outras em todos os níveis. Para interagir com um CEO ou um balconista do correios, você deve acreditar que todas as pessoas são iguais, independentemente do seu rendimento ou status. Acreditar na igualdade não é o suficiente, você deve praticá-lo ativamente não mostrando favoritismo baseado em status ou riqueza.
  • Mostre respeito. Parte em tratar as pessoas de modo igual é respeitá-los. Mostre sua admiração e consideração pelos outros, respeitando-os.
  • Se atenha aos seus valores. A coerência e a honestidade são características essenciais de um carismático praticante. Se você se desvia de seus valores, os outros não serão capazes de confiar e acreditar em você. Para ser carismático você deve ter consistência e defender o que acredita.
  • Pratique em locais sociais. O carisma não é algo que podemos aprender em um dia ou até mesmo uma semana. Você vai precisar ter experiência dentro de uma variedade de grupos de pessoas para construir sua confiança e superar qualquer timidez.
  • Seja flexível. Lembre-se que seu público-alvo é diferente quando se mistura com diferentes grupos. Adeque sua conversa e interesses de acordo com o publico que você está presente.


O carisma é útil para os negócios e no âmbito social. Se você quer comandar uma sala, siga estas etapas e você vai criar a habilidade de ser carismático.