Como planejar festas de casamento

Esta é a parte mais divertida do casamento e, acredite ou não, pode ser muito divertido planejá-la, também. Aqui estão algumas ideias para tornar o planejamento de sua festa de casamento mais fácil:

  • Antes de escolher um local para a festa, não se esqueça de visitá-lo pessoalmente. Não basta olhar para imagens ou anúncios. Se você gosta da aparência do local, obtenha informações sobre possíveis menus e preços. Os locais de eventos geralmente são um pouco mais baratos se você reservá-los em uma sexta-feira ou domingo, porque sábado é o dia mais movimentado para casamentos. Pergunte se você pode saborear a comida antes de assinar um contrato. Não há nada mais embaraçoso para a noiva e o noivo do que ter má comida servida para os convidados.

    Os espaços para festas são reservados com bastante rapidez nas épocas mais movimentadas. Pelo seguro, reserve o local pelo menos com um ano de antecedência. Saiba quem fornece os centros de mesa e/ou o bolo de noiva e também peça a vinda antecipada para fazer a decoração com balões e serpentinas. Depois de assinar o contrato, você terá, sem dúvida, de fazer um pagamento adiantado. Se for de todo possível, tente pagar o restante antes do dia do casamento. Assim você terá menos uma coisa para fazer nesse dia tão ocupado.

  • Você também precisa organizar a música para a festa. Deve haver música tocando suavemente durante o jantar enquanto os convidados estão comendo. Mais tarde, depois do jantar, toca a sua banda ou DJ. Tal como acontece com o salão, escolha a música bem antes do casamento. Se você escolher uma banda, certifique-se de ouvir as músicas e ver uma foto deles. Se há músicas especiais que você quer que eles toquem, certifique-se de que a banda recebe uma lista das músicas muito antes da data de seu casamento. Algumas semanas antes do casamento, confirme novamente com a banda ou DJ para ter certeza que estão preparados para tocar ou executar a lista de músicas.                                                                  
  • Se o local de sua festa não fornecer o bolo de noiva, você precisará comprar um. Quase todas as pastelarias os fazem, por isso você tem um monte de opções. Eles vêm em todas as formas e tamanhos e podem ser decorados com velas, fitas, arcos, flores em glacê e flores frescas. Pergunte se vendem adornos de bolos, que são geralmente uma pequena estátua de noiva e noivo. Se não o fizerem, pode encontrá-las em lojas de estatuetas, lojas que abastecem as pastelarias e armazéns da especialidade. Às vezes, um buquê de flores é utilizado para adornar o bolo.
  • Não esqueça a liga e o buquê. Geralmente, a noiva tem duas ligas – uma que ela guarda e outra que o noivo atira para os homens solteiros. O buquê geralmente é comprado com as outras flores de casamento. É raro a noiva atirar o buquê de casamento, mas se a noiva pretender fazê-lo isso é perfeitamente aceitável.
  • Você pode querer organizar uma mesa com aperitivos ou doces para você e seus convidados. As fontes de chocolate se tornaram muito populares.
  • Às vezes, o casal de noivos opta por contratar entretenimento adicional, tais como um ato dos Blues Brothers ou Elvis. Outros casamentos têm alguém da família que está envolvido em um grupo de dança como os Irish Dancers ou Flamingo Dancers. A escolha é sua!
  • Se o local da festa não supre centros de mesa, cabe a você organizar isso. Também há geralmente um pequeno presente dado a cada convidado. Alguns exemplos são máquinas fotográficas instantâneas, pequenas molduras, caixas de fósforos gravadas, doces gourmet.
  • Noivas e noivos usam taças especiais para os seus brindes - liga de estanho, vidro, ou o que for mais conveniente.
  • Certifique-se de fazer um cronograma dos lugares sentados; os responsáveis pelo salão irão fornecer um mapa das mesas para uso.
  • Reserve uma mesa para pessoas que não compareceram na festa de despedida de solteiro, mas que pretendem dar presentes.
  • Leve um saco para guardar os envelopes dados pelos convidados.
  • Se houver crianças na festa de casamento, é uma boa ideia reservar um pequeno espaço e fornecer alguns puzzles ou jogos para elas brincarem.
  • Por último e não menos importante, tenha uma lista de nomes para anunciar a festa dos noivos e a entrada da família no salão. Se você tem um DJ, ele poderá fazê-lo, ou você pode ter um porteiro ou outra pessoa de sua escolha.


Presume-se que você tenha um fotógrafo e/ou cinegrafista desde o início do dia, que cobrirá também a festa. Divirta-se!