Como fazer ovos da páscoa ucranianos

O que é Pysanka? É uma técnica para decorar ovos de páscoa de acordo com a tradição ucraniana. Esta técnica requer muito tempo, paciência e criatividade... Embora você possa usar padrões tradicionais específicos, você também pode usar alguma criatividade colocando vários desenhos a sua escolha.

A intenção inicial por trás desta tradição é enviar bons votos a família e aos amigos, quando se entrega os ovos de presente. É um pouco parecido com um cartão, em que você tenha escrito os seus melhores desejos, mas os ovos seriam um jeito mais fácil de expressar estes desejos, nos tempos em que escrever não era uma habilidade adquirida por todos. Em casa, esses ovos serviam para atrair bênçãos específicas (ter uma boa safra, boas condições de saúde, etc.). Como se faz ovos de páscoa ucranianos? Vamos ver...

•    A temperatura ambiente deve ser compatível! Selecione os ovos a sua vontade. Quanto maior, melhor, uma vez que uma maior superfície irá permitir mais espaço para sua criatividade. Ovos brancos geralmente são a melhor escolha, pois as cores das tintas ficarão mais brilhantes e não terão diferenças na aparência, ou ficarão mais escuras do que o resultado esperado. Deixe os ovos na temperatura ambiente, porque os ovos frios tendem a ter alguma condensação, o que poderia interferir na aderência da cera em sua superfície.

•    Compre um kit de Pysanka! Estes kits são bem baratos, e contem todas as cores regulares de tinta, a cera, uma vela e o aplicador. Eles também contêm alguns gráficos de desenhos tradicionais, e seus significados, com sugestões para serem usados se você soltar a criatividade.

•    Preparação dos ovos. Depende de quem estiver usando a Pysanka para fazer os ovos de páscoa ucranianos. Há três opções de elaboração dos ovos.

     ••    A primeira delas é a forma tradicional. De acordo com a fé ucraniana, a páscoa é a celebração da vida. Em respeito a esta crença, o ovo é deixado intacto, o que significa inteiro e não cozido. O eventual líquido de dentro vai desidratar, a medida que evapora, deixando uma gema seca.

     ••    Algumas pessoas preferem a idéia de esvaziar os ovos, fazendo dois minúsculos furos em cada extremidade e aspirando o conteúdo para fora. Isto pode parecer sensato, mas também torna os ovos mais frágeis ao manuseio.

     ••    O terceiro método é usado com crianças mais novas. Você os cozinha. É menos provável que quebrem desta forma. A escolha é sua!

•    Preparação das tintas! Siga as instruções para preparar as tintas. Ponha cada cor de tinta em um recipiente separado. É melhor usar recipientes descartáveis etiquetados, de plástico, como potes vazios de margarina. Classifique-os com o número ou o nome da cor. Dessa forma, você evitará erros. Coloque as cores mais claras no início da carreira, já que serão as primeiras a serem utilizadas. Afinal, as cores mais escuras aderem as cores mais claras sem um resultado negativo, e as cores mais claras não aparecem através das cores escuras. Por exemplo, o amarelo deve ser utilizado antes do azul.

•    As preparações finais. Use uma toalha velha ou superfície que não possa manchar facilmente, se você se importar com isso. Use um pano úmido para remover qualquer mancha de fumaça da vela, ou excesso de cera derretida. E, finalmente, tenha um isqueiro ou fósforos para acender a vela. Não deixe que crianças tentem lidar com estes itens perigosos. Procure algumas idéias ou projetos tradicionais, se você não tiver idéias. Você pode encontrar algumas sugestões elaboradas em papel, incluídas no kit Pysanka.

•    Acenda a vela, aqueça a ponta de metal do aplicador nas chamas, mergulhe-o na cera e aplique-a nos ovos. Vai levar tempo e paciência, mas o resultado vai surpreender você. Crie vários desenhos que você ache que ficam bem no branco. A aplicação de cera irá impedir os desenhos de serem tingidos por outras cores.

•    Hora de tingir seu ovo!
Use uma colher de sopa para depositar o ovo delicadamente no primeiro corante, que é amarelo. Deixe-o no corante por 30 segundos a 1 minuto. Em seguida, retire-o suavemente e use uma toalha velha, ou toalhas de papel, para remover o excesso de corante.

•    Repita o passo com cera.
Lembre-se que estes novos desenhos encerados permanecerão amarelos..

•    Repita o passo do tingimento.. Repita esse processo até que você tenha utilizado todas as cores desejadas, e tenha criado todos os seus modelos usando a cera.


•    A etapa final é também uma das mais difíceis!
Ao fim, depois que o ovo foi tinto, encerado e seco, é hora de retirar a cera. É a parte mais difícil, e mais delicada, nos procedimentos da Pysanka; Isso tem de ser feito lentamente, sem deixar o ovo muito tempo sobre as chamas. Além disso, quando remover a cera com um pano úmido, você não deve usar pressão, já que isso iria quebrar o ovo.

Ligeiramente, coloque uma parte encerada do ovo contra as chamas e, em seguida, limpe suavemente a cera derretida. Você notará agora os desenhos criativos aparecendo perante seus olhos. Repita este passo, conforme o necessário.
Como pai, você vai descobrir logo que tal atividade pode ser desfrutada por toda a família. Ela não é apenas educativa, mas também permite que os seus filhos expressem sua criatividade. Vai ser divertido, bem como educativo, todos envolvidos em uma atividade. Experimente, e divirta-se! Em breve, isso se tornará uma das tradições da sua família!