Como fazer massagem nos pés

Para alguns, não há nada mais relaxante ao final do dia do que uma massagem nos pés. Há uma prática inteira de massagem chamada reflexologia, que se concentra em massagear os pés para aliviar os sintomas por todo o corpo. Você não precisa praticar a reflexologia para dar uma massagem nos pés; você só precisa seguir estes passos:

  1. Comece com os pés limpos! Mesmo que você possa amar uma massagem nos pés ao fim de um dia difícil, tenha alguma cortesia com seu parceiro ou a pessoa que está oferecendo a massagem. Remova suas meias e dê um banho nos seus pés antes de oferecê-los. Se você está oferecendo a massagem e não quer sugerir a seu parceiro lavar os pés dele, tente o passo dois.
  2. Enrole uma toalha quente e úmida em torno dos pés. Este passo é freqüentemente pulado, mas ele serve pra dois propósitos. Primeiro que você fica com os pés mais limpos. Segundo que o calor irá ajudar a relaxar a tensão dos músculos dos pés. Mantenha a toalha no local por, no mínimo, dois minutos.
  3. Teste para pés delicados. Ele ajuda para que você saiba que os pés de alguém são sensíveis antes de eles reagirem e chutá-lo (ou começar a rir e arruinar seu humor).
  4. Aplique loção nas mãos. Não aplique demais. Você não quer mãos muito escorregadias, apenas loção o bastante para suavizar as mãos e os pés.
  5. Esfregue suavemente a loção no topo e na base dos pés. Uma vez que você tem aplicado a loção, você começará a se concentrar em um dos pés.
  6. Segure um pé entre as palmas de suas mãos e esfregue com os polegares.  Use seus polegares para esfregar firmemente ao longo dos ossos através da parte de cima dos pés. Esfregue tão firmemente quanto conseguir, mas sem causar dor. Perceba que cada um reage à dor de forma diferente e você quer aliviar tensão, não criar.
  7. Massageia a base dos pés. Alterne as mãos de forma que as palmas ainda fiquem ao redor dos pés e que seus polegares estejam agora contra a base dos pés. Crie pequenos círculos com seus polegares e pressione profundamente como se lentamente ampliasse os círculos para massagear a bola dos pés e, então, o arco.
  8. Estique os dedos dos pés. Com as palmas das mãos ainda viradas para baixo, vagarosamente deslize seus dedos da mão entre os dedos dos pés. Este pequeno movimento alonga os pés e alivia a pressão. Esteja ciente que, para algumas pessoas, isto faz com que seus dedos estralem. Isso não é um problema, ao menos que elas sintam dor.
  9. Coloque uma meia aquecida. A meia irá grudar na umidade da loção e completar a sensação relaxante da massagem.
  10. Repita com o outro pé. Você nunca deve deixar uma massagem nos pés pela metade.
Com alguma sorte, seu parceiro retornará o favor da massagem algum dia. Se você seguiu estes passos e não apressou a massagem, você deve ter um par de pés relaxados e satisfeitos.