Como desenvolver uma aparência agradável e acessível

Alguns anos atrás, o The New Yorker tinha um artigo sobre pessoas que cometem suicídio pulando da ponte Golden Gate. A cada duas semanas, alguém pula da ponte. O artigo é contado pelo psiquiatra de uma vítima que estava passando pelo apartamento da vítima depois que ele pulou. Ele encontrou uma nota escrita à mão deixada sobre a mesa dele. A nota dizia, “Eu caminharei até a ponte. Se alguma pessoa sorrir para mim, eu não irei pular.”

Eu percebo que um visual agradável pode não salvar uma vida, mas é a chave para influenciar os outros de um modo positivo. Para estabelecer a imagem correta que atrairá pessoas, devemos apresentar consistentemente um visual agradável. Alguns de vocês devem ter tido a experiência de uma pessoa ter começado uma conversa com você e então dizer, “Não é uma hora boa; eu voltarei mais tarde.” Pode não ter sido uma hora ruim para você, mas o comentário fez você perceber que o seu visual não atraia as pessoas. Um visual agradável é difícil se você teve questões sérias a resolver e recém acabou uma acalorada discussão sobre isso. Se há problemas em casa, um visual agradável pode parecer impossível. Algumas pessoas podem ficar com a testa franzida somente porque elas estão concentradas, mas elas dão a aparência de estarem aflitas. O que você pode fazer consistentemente para mostrar um visual agradável apesar das circunstâncias ao redor de você?

  • Praticar diferentes expressões faciais no espelho até que você determine uma que é agradável. Então segure aquela expressão por alguns segundos. Faça isso cada manhã consciente para demonstrar a expressão facial correta; você está desenvolvendo um novo hábito e novos hábitos levam tempo.
  • No início do dia, visualize uma cena agradável que ocorrerá em alguma hora do dia ou da semana e se concentre nisso. Quando possível, pense sobre ela durante a sua rotina diária. A cena pode ser um jantar em família, jogando raquetebol com um amigo próximo ou alguma cena que lhe dê uma boa sensação. Sempre que um pensamento desagradável vier em mente, tente apagá-lo com uma imagem positiva em sua mente.
  • Tenha um sinal pré-arranjado com um amigo próximo para lembrá-lo de mudar sua expressão sempre que ele ou ela vê sua testa franzina. As pessoas querem falar com pessoas agradáveis. Nós buscamos por pessoas nas ruas que estejam sorrindo. É fácil falar com uma pessoa que está sorrindo. Quando um orador está respondendo questões após um discurso, a pessoa com o visual mais agradável geralmente pode fazer a primeira pergunta.


Um visual agradável é um ato simples, embora ele possa ter implicações dramáticas para nosso sucesso ao trabalhar com pessoas.