Como colocar um recém-nascido para dormir

A maioria dos novos pais se preocupam constantemente com a segurança e bem-estar dos seus bebês, especialmente durante a noite. Mas saber mais sobre como colocar seu recém-nascido para dormir com segurança pode aliviar sua mente - e ajudá-lo a ter mais descanso.

  1. Tenha um local seguro para seu bebê dormir. Algumas pessoas usam um berço desde cedo, enquanto outros preferem usar um carrinho-berço ou um cercado com berço para seus recém-nascidos.
  2. Se preferir colocar o bebê em sua cama para que você possa descansar e alimentá-lo, certifique-se de seguir todas as precauções de segurança. Também considere a aquisição de um acessório para cama ou algum tipo de "ninho" que irá ajudar a manter o bebê seguro nestes ambientes.
  3. Independentemente de onde o bebê dormir, certifique-se de remover todos os travesseiros, cobertores e animais empalhados, bem como qualquer outra coisa que possa causar asfixia.
  4. Reconheça sinais de que o bebê está cansado. Alguns bebês sugam suas mãos, enquanto outros esfregam os olhos ou choram. Rapidamente você começará a descobrir pistas do recém-nascido e será capaz de responder em conformidade.
  5. Estabeleça uma rotina para dormir o mais cedo que puder, assim como para banho, ler livros ou balançar. Estas atividades podem ajudar a acalmar o bebê, o que irá facilitar o dormir.
  6. Troque a fralda do bebê antes de dormir, e embrulhe ele num cobertor leve. Se preferir, opte por um saco de dormir ou cobertor mais quente. Nunca use um cachecol, isso pode representar um grave perigo.
  7. Sempre coloque seu recém-nascido para dormir de costas. Certifique-se de que todos os membros de sua família e quaisquer outras babás sigam a mesma regra, isso é importante na redução do risco da Síndrome de Morte Súbita Infantil. Você pode comprar um posicionador para sono, o que ajudará o seu bebê a ficar seguro nesta posição.
  8. Para bebês com refluxo ou que cospem para cima muitas vezes, coloque um posicionador sob o colchão para deixar a cabeça erguida.
  9. Se seu bebê parecer particularmente irrequieto, tente dar tapinhas nas costas por alguns minutos ou cante para ajudar a acalmá-lo e dormir.
  10. Mantenha o quarto do recém-nascido escuro e sossegado à noite. Isso pode ajudar seu bebê a começar a fazer distinção entre dia e noite.
  11. Coloque seu bebê na cama à noite enquanto ainda estiver acordado. Isto dá chance do bebê dormir sozinho, sem depender de você. Esta é uma habilidade muito importante, que irá ficar com seu bebê para toda a vida.