Como jogar futsal

Futsal é um jogo de rapidez que incorpora muitas partes de futebol ao ar livre, mas introduz alguns elementos novos também. O futebol tradicional oferece às pessoas uma oportunidade excelente para se exercitar, e o futsal só aumenta o potencial exercício. Saiba agora as regras básicas para que você não perca uma oportunidade num jogo rápido e muito agradável de futebol!

  • Traga o calçado certo. A maioria dos campos de futsal têm muito pouco gramado, e exige chuteiras de sola plana para jogar. Estes sapatos são convenientemente conhecidos como chuteiras de futsal! No entanto, alguns campos de futsal têm um gramado maior, o que favorece o futebol tradicional ao ar livre. Então, até que saiba em que tipo de gramado vai jogar, traga os dois tipos de chuteira, tanto para Futsal quanto para o futebol tradicional.
  • Entenda as posições. O Futsal é jogado com as mesmas posições futebol de campo (goleiro, zagueiro, meio campo e atacante), mas o número de jogadores no futsal é menor. O mais comum é jogarem seis de cada lado, incluindo o goleiro. No entanto, o número de jogadores muitas vezes muda com facilidade, porque nem todos os campos de futsal são do mesmo tamanho.
    Os jogadores em cada posição devem saber o que eles vão fazer quando chegarem à bola, e têm que saber onde a equipe oponente está em todos os momentos.
  • Reconheça mudanças de regra. O Futsal tem algumas regras importantes que são diferentes ou não presentes no futebol de campo.
    No futsal, não há nenhuma regra de impedimento.
    Quando a bola bate na rede acima da parede ou no teto, um pontapé livre é concedido à equipe oposta no local onde a bola foi chutada, não onde acertou a rede.

    • Laterais são concedidas quando a bola atinge a rede acima dos gols.
    • Chutes de laterais são feitos a partir do círculo branco no canto arredondado adequado do campo.
    • Pênaltis muitas vezes são substituídos por um chutes entre um goleiro e um jogador oponente.

  • Aprenda a regra das três linhas. Além da linha do meio campo, existe uma linha de cada lado do campo em um total de três linhas sobre o campo. A regra é ... um jogador atrás da linha defensiva em sua metade do campo, não pode chutar a bola para a linha na sua metade atacante. Em outras palavras, não é permitida a passagem da bola no ar ao longo de três linhas (linha defensiva, linha mediana, linha ofensiva) sem tocar em algo ou alguém.
  • Use as paredes. No futsal, os muros à volta do campo não devem ser obstáculos para o seu sucesso, mas deverão contribuir para melhorar o seu jogo. Defensivamente, as paredes podem ser usadas como um jogador extra. Você pode forçar os jogadores oponentes a driblar na parede, ao invés de no meio do campo. No ataque, as paredes podem ser usadas como um jogador extra para quem você pode passar a bola. Se o defensor do outro time estiver perto de vocÊ, você opde jogar a bola para a parede e correr em volta do oponente e pegar a bola do outro lado. Não tenha meod das paredes, use-as para o seu benefício.
  • Esteja preparado para substituir. Futsal usa um método de substituição conhecido como "volante". Diferente do futebol de campo, substituições podem ser feitas a qualquer momento do jogo e não é preciso que o jogo seja interrompido para fazê-las. A única regra é que o jogador substitruto não pode entrar no campo até que o jogador que está sendo substituido saia e passe uma linha pontilhada que existe em frente a área dos bancos. As sunstituições são feitas muito rapidamente e exigem que você esteja prestando atenção, então se prepare.
  • Fique longe de problemas. No futsal, um cartão vermelho tem o mesmo significado que no futebol ao ar livre: a expulsão do jogo. No entanto, no futsal, o cartão amarelo comumente usada em futebol de campo é muitas vezes substituído por um cartão azul. O cartão azul é usado para as violações menores, e faz com que o jogador fique fora da partida por alguns minutos.
  • Treine o controle. O futebol de salão obriga a tomada de decisões rápida em lugares cheios, então você precisa ser capaz de controlar a bola de forma rápida e eficaz. Treine para fazer passes rápidos e precisos e para controlar a bola quando esta estiver aos seus pés.
  • Entre em forma! Futsal exige uma boa condição física. Se você pretende entrar em forma, ou simplesmente manter a sua energia, o futsal é a atividade perfeita. Porque é ritmo do futsal é acelerado, os jogadores raramente têm momentos em     que eles podem conversar ou descansar. Substituições ocorrem frequentemente com pequenos intervalos para descanso jogadores, mas um nível elevado ou energia são necessários para ser bem sucedido no futsal.
A prova do pudim está em comer. Futsal é um esporte extremamente divertido, mas você nunca sabe os benefícios que ele oferece até chegar lá e jogar! Entenda essas dicas e você estará bem no seu caminho para se tornar um bom jogador de futsal.