Como se forma um bom time de futebol

Conheça as características que os jogadores de futebol deveriam ter. Saiba como encontrar o sujeito certo para cada posição à medida que você forma o seu time de futebol.

  1. Encontre onze homens (no mínimo) dispostos s jogar futebol.
  2. Conheça as formações do futebol, e escolha uma. Neste exemplo, usarei a mais comum (4-4-2). Só para explicar, a formação é a seguinte:                                                            GOLEIRO                                                                                                                                                                                                                                                       Lateral direito  centro-avante  centro-avante  Lateral esquerdo 
  3. Vamos começar com o goleiro. Sua missão é não deixar os outros times fazerem gols. O goleiro normalmente é baixo (185 cm, no mínimo). Ele também tem agilidade, capacidade de pular e boa “visão do jogo” (é capaz de analisar quem é o melhor homem para receber a bola, ou quando é o melhor momento para agir em qualquer situação). Esta posição é uma das mais importantes porque qualquer falha pode ser decisiva. Assim, o ocupante desta posição deve ser calmo e confiante.
  4. Os dois beques centrais devem ter as mesmas características físicas que o goleiro mas, como jogam sem usar as mãos, devem saber como desarmar o adversário com os pés e com a cabeça (e então, às vezes fazer gols). A primeira coisa que um beque central deve saber é onde se colocar, a quem marcar, e como marcar estas pessoas. Normalmente, os times têm beques com características diferentes – um tem mais habilidade, é mais calmo e tem mais visão de jogo. O outro é mais forte e mais agressivo, e não tem exatamente a mesma visão ou habilidade.
  5. Os laterais são muito importantes em uma formação 4-4-2 porque, dependendo do treinador eles vão agir de diferentes formas, mas a regra em um time é ter um lateral mais defensivo e outro ofensivo (independente do lado de atuação). O defensivo é quase um beque-central, mas independentemente disto ele deve ter as características de um lateral: ser rápido, fazer bem os passes, desarmar bem a, criticamente cruzar bem, porque se eles jogam na lateral do campo estão sempre em boa situação par afazer isto. Eles podem ser altos ou baixos, fortes ou fracos – as características físicas não são importantes nesta posição, já que eles podem manter uma preparação física, porque podem ser ofensivos mas têm obrigações defensivas também, então vão precisar ir ao ataque e logo voltar para a defesa em curto espaço de tempo.Bons exemplos de laterais são: Roberto Carlos (Brasil), Lahn (Alemanha), Ashley Cole (Inglaterra) para laterais esquerdos. Cafu (Brasil), Cicinho (Brasil), Thuram (França) para laterais direitos.
  6. Os meia-armadores normalmente são dois em um time com quatro  meio-campos, mas não é incomum encontrar times com 3 ou apenas 1. Aqui vou trabalhar com o mais comum, 2. Como os beques centrais, um tem mais técnica e inteligência, enquanto o outro é puramente forte, agressivo e “mau” (você o verá comumente chutando as pernas do adversário em vez da bola, INTENCIONALMENTE). A função principal destes homens é DESARMAR; eles devem destruir as jogadas feitos pelos organizadores do outro time e, logo após, passar a bola para os organizadores do sue próprio time. Neste momento (o momento de desarmar), o meio-de-campo armador com mais habilidade pode organizar uma jogada melhor que o outro; este homem deve ter características ofensivas (passar bem, ter visão do jogo, chutar bem, etc) para usar nestes momentos, e no momento em que time estiver atacando, ele estará no campo de ataque participando das jogadas e provavelmente fazendo gols de vez em quando, este homem é chamado 2o volante, o outro é o 1o. Atualmente, bons exemplos de volantes são: 1o volante: Viera (França), Gattuso (Itália), G.Silva (Brasil), Mascherano; 2o volante: Pirlo (Itália), Schweinsteiger (Alemanha), Gerrard e Lampard (Inglaterra).
  7. Os meia-atacantes são o cérebro do time. Eles vão organizar quase todas as jogadas de ataque durante o jogo, e assim eles devem ser os jogadores mais inteligentes do time. Devem ter um passe forte, chute, visão de jogo, drible, técnica e, essencialmente, a calma necessária para executar as jogadas em momentos decisivos. Como a função principal deste homens é ORGANIZAR, um (pelo menos) deles NÃO DEVE te a função de MARCAR. Em geral usam a camisa 10 (a camiseta do Pelé). Se eles principalmente organizam as jogadas, provavelmente serão os jogadores mais marcados e perseguidos no campo; por este motivo, passe rápido e inteligência são um requisito desta posição. Bons exemplos são: Zidane (França), R. Gaúcho e Kaká (Brasil), Riquelme (Argentina). Os melhores jogadores da história jogaram nesta posição: Maradona, Pelé, Platini, Kruif, Zico e outros.
  8. Os atacantes  são os jogadores em um time de futebol mais próximos ao gol,do time adversário, e são por este motivo principalmente responsáveis por marcar gols, assim as principais características de um atacante são o bom pontapé e cabeçada. Como na outra posição, os dois atacantes têm características diferentes. Um, o centro-avante, normalmente é baixo e forte e sua principal característica e função é marcar gols. Isto pode ser feito usando os pés ou a cabeça (por este motivo a sua estatura é importante). O outro atacante tem como suas características principais a velocidade e habilidade de passe. Marcar gols é uma função de ambos os atacantes, mas o ponta-de-lança em geral faz mais assistência do que marcar gols porque ele não permanece na área; ele se movimentos em volta da área para auxiliar na organização das jogadas de ataque.

Bons exemplos são:
Ponta-de-lança: Robinho (Brasil), Messi (Argentina), Owen (Inglaterra).
Centro-avante: Ronaldo (Brasil), Van Nistelroy (Holanda), Romário (Brasil).