Como jogar basquete: ataque

Basquetebol é um esporte de equipe; um esporte de equipe é composto por jogadores que devem ter talentos e habilidades, a fim de contribuir para que a equipe atinja o nível mais alto de êxito possível. Um ataque efetivo exige jogadores que sejam capazes de arrancar, parar e passar e arremessar a bola. Treinadores de basquete devem fazer treinos de basquete que sejam simultaneamente produtivos e que reforçem estas capacidades. O velho provérbio é válido "o jogador vai jogar do jeito que pratica." A prática contínua de exercícios e jogadas de ataque que serão usadas em situações do jogo é essencial para o sucesso.

O objetivo do ataque no basquete é a marcar pontos. Isto é conseguido através da execução de uma série de jogadas concebidas. O número de jogadas de ataque no basquete define o jogo, tanto na simplicidade, assim como na complexidade. Isto é onde treinadores precisam ter conhecimentos e ser realistas. Eles precisam olhar para os jogadores que ele tem para trabalhar, avaliar os pontos fortes e fracos de cada e definir as jogadas que vão funcionar dentro dessas áreas, resultando em efeitos positivos.

O ataque no basquete, assim como a defesa, é composto de cinco posições no chão. Vamos separar e olhar para essas posições estritamente a partir de um ponto de vista de ataque.

Armador: O armador corre para o ataque e fica de olho no fundo da quadra. Esse jogador precisa ter as seguintes qualidades:

•    rápido
•    forte em transições
•    um bom passe
•    excelente driblador com as duas mãos
•    habilidade para ler defesas
•    pode levar a bola ao cesto ou enterrá-la
•    jogador não egoísta
•    consistentemente pontuar com arremeços "jump" e lances livres
•    liderança

De todas essas qualidades, a liderança é talvez a característica mais importante de um armador. Eles devem ser capazes de inspirar os seus companheiros de time, ser apaixonados na quadra, tomar o controle de um jogo e querer a bola em situações pressão. Por outro lado, seu ego deve ser observado e não inflacionado; um grande ego leva a um jogador egoísta e ataque ineficaz.

Ala/Armador: Este jogador é geralmente o melhor arremessador dos dois armadores. Esse jogador precisa ter as seguintes qualidades:

•    um consistente arremesso "jump", particularmente dentro da linha de 3 pontos
•    utiliza e lê jogadas corta-luz e arremessa bem saindo delas
•    atira bem saindo do drible, assim como da jogada forjada
•    atira bem em Jump
•    deve ser um "estudante do jogo" - no caso de o armador ter que abandonar o jogo, ele deve executar o ataque algumas vezes
•    capacidade de ir para as tabelas do ataque
•    capacidade para encestar
•    deve saber como se mover sem a posse da bola
•    arremessar, arremessar, arremessar

Ala: O ala, na grande maioria das vezes, é o jogador mais talentoso da equipe. O jogador precisa ter as seguintes qualidades:

•    arremessador consistente a um mínimo de 4,5 metros de distância
•    ágil e rápido
•    um bom passador
•    ter boas habilidades de rebote
•    apto a correr todo o comprimento da quadra e levar a bola ao aro
•    pode arremessar/ encestar com quaquer uma das mãos
•    ataque agressivo na tabela
•    capacidade de bloqueio
•    boa capacidade de saltos
•    capaz de arremessar de qualquer lugar, das asas, em torno do garrafão, e abaixo da tabela. Os melhores alas podem encestar sempre que quiserem e simplesmente tomar o controle do jogo com as suas excepcionais capacidades atléticas.

Ala/pivô: O ala/pivô não recebe muito reconhecimento. Ele geralmente é o jogador chave que faz o "trabalho sujo" e é tido como garantido. Isso significa que ele está fazendo o trabalho dele e desempenhando bem o seu papel. O jogador precisa de ter as seguintes qualidades:

•    sólido rebote
•    capaz de arremessos razoavelmente consistentes e pontuar de 3,5 a 4,5 metros de distância
•    arremessador consistente de lances livres
•    bom corredor que pode correr todo o comprimento da quadra em um intervalo rápido
•    ser o "reforço" - estar presente na defesa
•    pode conseguir faltas nas tentativas de arremesso
•    passador adequado

O Pivô: O pivô é normalmente o jogador mais alto da quadra. Esta posição é, geralmente, a mais reconhecida O jogador precisa de ter as seguintes qualidades:

•    agilidade
•    boas habilidades na tabela e movimentos de retorno à cesta
•    habilidade para bloquear saltos de 2,5 a 3,5 metros
•    lances livres estáveis
•    capacidade de levar a bola fortemente para o aro e ficar depois
•    capacidade de ir para a tabela, arremessando e conseguindo rebotes


•    traço de arrogância que faz dele o "dono do pedaço", mantendo o seu território
•    fortes mãos, bom saltador, parte superior do corpo forte
•    faz bons passes após o rebote

À medida que o jogo de basquete evolui, alinhamentos e jogadas de ataque devem acompanhar as alterações das regras, bem como a concorrência entre as grandes mentes técnicas do jogo. Treinadores de basquete devem estar cientes de todas as estratégias e recursos que estão disponíveis a eles de modo a produzir as mais eficientes jogadas de ataque na quadra. Basquete não é um esporte onde você, como um jogador ou como técnico, pode relaxar e achar que já tem tudo pronto. Isso vai quase certeamente te levar a meras vaias quando os times de sucesso passam por você.