Como fazer uma besta (Balestra)

Bestas, ou Balestras, são armas medievais que eram razoavelmente certeiras e capazes de causar danos dolorosos à homens e feras. Mais recentemente elas têm sido usadas para caça esportiva como a de coelhos, esquilos e faisões. Se você nunca viu uma besta, visite sua biblioteca local e veja livros que tenham imagens de bestas visto que há mais de um tipo de desenho, ou também sempre há a internet para conferir como é uma besta.

Fazendo uma besta simples:

  1. Materiais:
    • O alvo de uma pistola de ar comprimido
    • Um gatilho
    • Corda
    • Elástico forte
    • 2 pedaços de cano – um de mais ou menos 30cm, o outro de mais ou menos 45cm e meia polegada de diâmetro
    • Um pedaço de madeira de 30cm para a flecha
  2. Começo: Faça um buraco na porção frontal do alvo da pistola e passe o cano mais longo por ele, cole o cano direto no alvo da pistola visto que isto irá ter impacto na precisão depois.
  3. Estrutura: Faça um buraco pequeno no cano longo perto do seu fim e insira o cano pequeno nele para formar um T. Prenda a junção em T para que eles fiquem presos fortemente um ao outro.
  4. Ponto do gatilho: Decida aonde você quer localizar o gatilho no alvo da arma e faça um buraco ali e distribuindo um mecanismo de porca e parafuso ajuste e firme o gatilho.
  5. Passo final: Prenda o elástico às duas pontas da frente do cano menor e firme o elástico prendendo-o à ambas as pontas.
  6. Disparando a besta: Carregue a flecha no cano da besta, puxe o elástico para trás e prenda-o atrás do gatilho, agora puxe o gatilho para disparar, o elástico irá empurrar a flecha em direção do seu alvo.

Agora que você testou a besta, aqui estão algumas dicas de segurança necessárias e importantes para seguir quando você estiver usando ela:

  1. Confira sua besta antes e assegure-se de que todas as partes funcionam antes de disparar. Pratique em um alvo imóvel antes de se aventurar na mata para a caça esportiva.
  2. Familiarize-se com o seu alvo e o que está além dele também.
  3. Quase todas as formas de caça esportiva exigem uma licença para caçar então assegure-se de ter consultado as autoridades apropriadas para adquirir uma. Se você tiver atingido um animal aproxime-se dele cuidadosamente pois ele pode não estar morto e suas reações podem ser súbitas e imprevisíveis.
  4. Avise alguém de que você está caçando em uma certa área. Esteja ciente da localização física de seus parceiros de caça o tempo todo. Observe a área onde você se propõe a caçar e sempre carrregue um celular ou um rádio para o caso de uma emergência. Fique de olho em pessoas que possam perder-se da sua linha de visão enquanto você estiver se preparando para disparar a besta.
  5. Bestas são armas letais; portanto nunca aponte de brincadeira uma besta carregada para ninguém enquanto o elástico estiver preso ao gatilho. Durante o treino tente determinar onde exatamente a flecha irá atingir antes de puxar o gatilho.
  6. Nunca escale uma montanha ou uma árvore com uma besta carregada que já está ajustada para atirar. Nunca atire se houver alguma dúvida de que vá atingir o alvo.
  7. Nunca permita que crianças se aproximem de uma besta nem permita que elas a utilizem, a não ser com muita supervisão e ela não deve estar engatilhada.


Estas poucas e sérias ações de segurança irão garantir que você aproveite a sua besta da forma como deve ser, com segurança.