Como fazer um drible no futebol

Driblar é a arte de enganar jogadores do time oposto usando chutes rápidos ou uma variedade de jogadas de futebol geralmente vistas em anúncios da Nike. Para se tornar um atacante excepcional, você deve ser capaz de derrotar adversários - Cristiano Ronaldo, Thierry Henry e Ronaldinho são exemplos perfeitos desta situação. A jogada que é marca registrada de Ronaldo, a pedalada, deixou dezenas de defensores em todo o mundo sem saber o que fazer, deixando tanto defensores experientes como aqueles apenas começando atordoados pelo passo aperfeiçoado pelo meio-campo do Manchester United. Outros movimentos incluem o famoso drible da caneta, onde um jogador passa a bola através das pernas do adversário, corre em volta dele e pega a bola de volta. Este é conhecido como um dos maiores dribles do futebol. A roleta é um drible aperfeiçoado pelo jogador da França Zinedine Zidane. Este movimento envolve um giro de 360 complexo que, quando realizado com velocidade, é quase impossível de parar. Alguns jogadores dominam uma jogada tão bem que podem desempenhar com facilidade, como o chute "Cruyff" (de letra) batizado assim por causa do grande jogador holandês, Johan Cruyff.

Embora alguns dribles possam parecer impossíveis vistos pela primeira vez por um novato no futebol, depois de praticar, praticar e praticar um pouco mais, é fácil executá-los bem. Os apreciadores do YouTube vão sentir prazer em assistir diversas vezes os vídeos Olé, um mini-jogo que se originou no Brasil cujo único objetivo é atrapalhar seu adversário com chutes rápidos. No campo, os dribles têm muitos propósitos. Contra equipes que têm uma forte defesa com uma marcação apertada, os dribles podem levar mais de um defensor para o homem com a bola, criando espaço para que outras pessoas possam chutar ou dar um passe. Um bom driblador, aquele que os defensores não conseguem tomar a bola de modo legal, sempre sofrem faltas, o que pode resultar em chutes livres em boa posição para atacar a equipe, e cartões vermelhos ou amarelos ou para a equipe de defesa.

Como o drible é feito em todo o mundo é uma questão interessante quando se vê a forma como os treinadores de diferentes países os vêem. Enquanto a maioria dos treinadores de futebol na Inglaterra tem a tendência de ignorar o treino de dribles, preferindo se concentrar no que eles vêem como habilidades mais práticas como cruzadas ou chutes, os seus homólogos no Brasil permitem que jovens jogadores joguem com liberdade, e essa diferença pode ser vista claramente em jogos nacionais. Embora a Inglaterra tenha apenas dois jogadores (Aaron Lennon&Joe Cole), que podem driblar qualquer um tão bem como a elite do jogo, quase todos os jogadores do Brasil, podem passar um adversário com facilidade, incluindo alguns de seus defensores. Em conclusão, os dribles parecem ser uma arte em extinção, trazida de volta à vida com o surgimento de jogadores como Ronaldinho e Edgar Davids, e só esperamos que a próxima geração, com jogadores como Anderson, Kerlon e Carlos Vela, continuem os movimentos que trazem tanto  prazer ao assistir aos jogos.

Como se tornar um mestre driblador? Siga estas dicas para aprender como:

  • Inicie com um movimento relativamente fácil, como o drible de letra.
  • Assista exemplos dessa jogada na internet, em sites como o YouTube ou o Google Video.
  • Comece a praticar o drible, primeiramente sozinho na grama.
  • Adicione cones de plástico para atuar como defensores.
  • Peça a um amigo para te marcar e ficar mais difícil quando você executar o movimento.
  • Experimente o movimento em um jogo.
  • Quando conseguir as jogadas básicas, tente jogadas mais difíceis, tais como a da Caneta ou Roleta.

Esperamos que você seja capaz de dominar a arte de driblar rapidamente! As jogadas mais fáceis devem levar alguns dias para você ficar bom nelas; as um pouco mais difíceis podem levar uma semana ou duas. Pratique estes movimentos muito em jogos de rua antes de tentar eles em jogos semi-profissionais ou profissionais.