Como encontrar o norte verdadeiro sem uma bússola

Se você está lendo este artigo ou está perdido na mata com seu laptop ou planeja se perder na floresta num futuro próximo, estas simples etapas são um excelente meio de sair desta armadilha. Posso estar brincando, mas isso é coisa séria. Quanto mais tempo você ficar perdido, menores serão as suas chances de ser encontrado. Se você tiver uma idéia de onde está o posto florestal mais próximo, tente ir lá. O problema é que quando você está perdido na mata, você realmente não sabe em que direção está indo. A menos que conheça alguns truques importantes, você provavelmente ficará andando em círculos.

Existem várias maneiras de se encontrar o norte sem uma bússola. Aqui estão apenas algumas coisas que podem ser úteis para você.

  • Faça sua própria bússola. Se você não tem uma bússola, pode fazer uma. Tudo que precisa é uma peça de metal como um clipe ou uma agulha do seu kit de costura, uma rolha e uma pequena bacia. Esfregue a agulha em algo metálico, como seu relógio ou a fivela do cinto para magnetizá-la. Espete-a em sua cortiça e deixe-a flutuar em sua bacia. A ponta magnetizada deve apontar para o norte.
  • Quando você estiver perdido, use uma vara. Outro método que você pode utilizar é o método da vara. Procure pela maior vara que puder encontrar. Então caminhe até achar um local fixo ensolarado. Ele deve servir para fazer um relógio de sol. Enfie sua vara no chão apontando na direção do sol, de tal forma que não veja a sombra. E então é só esperar. O que você deve esperar é uma sombra de 6 polegadas (152 mm). Esta sombra apontará o leste. Olhe na direção da sombra – o angulo de 90 graus à esquerda da sombra é o norte.
  • Comece a navegar com as estrelas. Se você só perceber que está perdido ao anoitecer, não é preciso esperar até a luz do dia aparecer para encontrar o norte. Como os antigos piratas, você pode navegar usando as estrelas. Olhe para o céu e procure pela Ursa Menor. Ela é uma constelação de sete estrelas que se parece com uma concha. A ponta da alça da concha é a Estrela do Norte que nunca se afasta a mais de 1 grau de distância do norte.


Agora que você tem uma idéia sobre como encontrar o norte, é hora sair da bagunça. Certifique-se de ter todos os essenciais antes de sair para sua corajosa viagem. Uma faca, fósforo e água precisam estar seguramente localizados em sua mochila.

Por último, mas não menos importante, achar seu rumo é apenas metade da batalha; você tem que conseguir não andar em círculo, que é o que muitas pessoas fazem sem saber. Depois de encontrar o norte e estabelecer sua direção desejada, escolha um objeto distante no sentido preciso (pode ser uma árvore ou uma pedra ou qualquer outra coisa) e, mantendo seu olho nele, caminhe nessa direção. Ao chegar nele, escolha o próximo objeto distante nessa direção e faça o mesmo. Repita esse processo até que voce não esteja mais perdido.