Como chutar uma bola de futebol

Em artigos anteriores eu tenho falado de como é difícil fazer a transição do chute com a ponta dos dedos para o chute com o dorso ou com a palma do pé. Sem uma demonstração visual é difícil ensinar. O que eu quero abordar hoje é a confusão do que queremos dizer com "dorso do pé".

Todo jogador de futebol começa a chutar uma bola de futebol com seus dedos do pé, esse é nosso começo natural. Se curar do "chute ruim" é um processo por passos.

O que quero dizer com "dorso do pé"? Quando as pessoas falam sobre o dorso do pé elas se referem a dois tipos diferentes de chute. Tenha em mente que esses chutes são completamente diferentes.

  1. O primeiro é o chute em ângulo / palma do pé. A palma do pé está localizada logo abaixo do dedão do pé. É o maior osso em seu pé e pode produzir um ponto marcante FIRME. Para chutar a bola com a palma do pé, nosso pé deve tocar na bola fazendo um ligeiro ângulo. Para ajudar a visualizar isso, considere que seu dedo do pé se aproxima da bola como quando um relógio dá 4 horas. Isto significa que quando o pé passa pela bola ele irá apontar ligeiramente para fora e para baixo. Este chute é mais fácil de fazer se nos aproximarmos da bola fazendo um ligeiro ângulo. O "chute em ângulo" ou chute com a palma do pé é provavelmente o chute mais usado no futebol. Quando um jogador está perto do meio-campo e quer chutar uma bola alta para um atacante ou zagueiro, ele usa um chute em ângulo. É utilizado quase sempre em escanteios.

  2. Em seguida vem o chute direto. Fique reto e coloque o pé no chão, a sua frente. Em seguida, segure a bola acima do seu pé. Deixa ela cair e veja onde ela atinge seu pé. Ela vai bater no topo do seu pé. Ali é onde você rebate a bola com um chute direto. Você bate na bola com todo o dorso do pé, não apenas com parte dele. Isso faz a bola ir diretamente para o alvo e o pé não fica inclinado ou em angulo. Durante o chute direto a perna vai para a frente e para trás. Ela não vem detrás de você ou dá uma volta em torno de você após o chute.

  3. Um chute rajada direto também é feito usando um chute direto, chutando com o dorso do seu pé. É o menos ensinado, mas o mais essencial para qualquer jogador mais avançado. Ele permite chutes longos sem hesitação e permite que uma bola que venha reta para você seja chutada baixo com rapidez. Fique com a bola ao lado da planta do seu pé, leve seu pé para chute para trás com seu dedo apontado para o chão. Seu pé deve ir direto para trás. Dobre sua perna na altura do joelho, mas não permita que seu dedo mude de posição. Isto fará com que seu dedo "aponte para o céu" quando ele atingir a posição totalmente para trás. Agora faça com que sua perna balance mantendo seu joelho dobrado os dedos do pé para baixo.

Um aspecto importante de qualquer chute é manter um ligeiro ângulo "V" em sua perna durante o chute e depois.

Faça isto LENTAMENTE, diversas vezes.

Ao trabalhar nestes dois chutes é importante lembrar que essa é uma tentativa de alcançar uma "reprogramação" completa da memória muscular e não só uma exposição à luz. Isto significa que a forma correta deve ser feito lentamente e diversas vezes.

Em seguida você deve aprender o drible no futebol.