Como usar sistemas DVR: Gravação de Vídeo Digital

Hoje em dia, muitas empresas de TV a cabo oferecem a opção de alugar um gravador de vídeo digital, ou DVR. Um DVR é um modo revolucionário de aproveitar a televisão e é bem simples de usar. Aqui temos algumas dicas de como utilizar um DVR:

  • Programando eventos. Você pode pré-programar qualquer programa que queira gravar com o simples toque do botão do controle remoto de seu sistema DVR. Tudo que você precisa fazer é uma busca pelo programa que quer gravar, digitando as quatro primeiras letras do programa sob a tela de busca. Quando encontrar o programa, apenas selecione o botão vermelho de Gravação.  O programa será automaticamente gravado quando ele entrar no ar. Você também pode escolher a opção de Gravação da tela “Guia da TV” – apenas clique sobre o programa que está prestes a começar e aperte o botão de Gravação.
  • Apagando programas. No seu DVR, você pode apagar qualquer programa assistido selecionando o programa do menu e então clicando em Deletar. Isso irá liberar espaço no seu sistema DVR.
  • Gravando séries ou Season pass. Se você quer gravar todos os episódios de um programa, você pode fazer uma Gravação de Video Digital de Séries (algumas empresas de TV a cabo ou a satélite referem-se a essa opção como Season Pass). No menu de gravação, apenas selecione Criar um Gravação de Série. Você pode então optar para gravar todos os episódios.
  • Limitações de espaço. Servidores de DVR têm espaço limitado. A maioria deles pode suportar até 80 horas de programação (ou menos se você estiver gravando em alta definição). Mesmo que isso pareça ser bastante espaço, ele pode ser consumido rapidamente se você está gravando vários programas. Lembre-se que se você ocupar todo o espaço, os programas velhos serão automaticamente apagados quando você gravar novos. Para não perder as velhas gravações, é melhor limpar sua lista a cada semana de modo a deixar somente os programas que vocês realmente gostam. Outra opção é passar seus programas prediletos do seu DVR para o computador.
  • Função em tempo real. Uma das características mais legais do DVR são as opções em tempo real. Você pode pausar ou voltar programas enquanto assiste – mesmo que você não esteja “gravando” tecnicamente o programa. Outra dica: ajuste um programa para gravar, então espere começar a assisti-lo por alguns minutos depois que ele comece selecionando a opção Recomeçar do Início. Isso irá permitir a você passar por todos os comerciais, já que você estará assistindo ele com cinco minutos de atraso.


Um DVR oferece a você uma flexibilidade tremenda para assistir TV – sem mais fitas VCR para se atrapalhar ou sem mais ficar zapeando na TV entre seus canais prediletos. Mais importante é que você pode assistir TV nos seus horários. De fato, uma vez que você aprender como usar seu DVR, você nunca mais verá sua TV do mesmo jeito.