Como parar com chamadas telefonicas indesejadas

Cansado de chamadas incômodas e de assedio? Saiba como parar aqueles telefonemas indesejados. Monitorá-los e bloqueá-los para sempre!

Qualquer um que tenha um telefone (quase todos, nestes dias!), em algum ponto ou outro, recebeu inúmeros telefonemas indesejados - seja de telemarketing irritantes, trotes ou chamadas obscenas. Embora exista uma forma de combater as chamadas indesejadas de telemarketing, registrando-se nas listas do Do Not Call, como você pode parar telefonemas incômodo, obscenos e de assédio? Alguns métodos eficazes de informar, controlar e pôr termo a tais telefonemas indesejados são discutidos abaixo:

Um dos primeiros passos é identificar quem está chamando você. Se você não pode dizer quem é, uma boa idéia é verificar o número do telefone usando o detector Phone Detective. A pesquisa reversa de serviço pode fazer saber o nome ou a empresa que está chamando, assim como se a chamada está vindo de um telefone celular ou linha fixa, e onde está localizada a pessoa que ligou.

  • Reportando chamadas indesejadas. Se você estiver recebendo telefonemas indesejados, imediatamente avise a questão à sua companhia telefônica. Em alguns casos, as empresas de telefonia preferem que você também registre um relatório com as autoridades policiais locais, especialmente se as chamadas são obscenas ou ameaçadores de alguma maneira. Muitas vezes, as empresas de telefonia não pode ter qualquer ação, se você tiver recebido apenas uma chamada, por isso, faz sentido manter o controle das várias instâncias em que você recebeu essas chamadas, e grava-las, se possível.
  • Colocando armadilhas ou rastreando chamadas. Existem dois métodos pelos quais a empresa telefônica pode ajudá-lo a identificar e rastrear telefonemas indesejados ou de assédio, a fim de impedi-los. A "armadilha" pode ser definida em sua linha telefônica, por um período não superior a quinze dias, para rastrear a origem das chamadas indesejadas. Você vai ser obrigado a manter um registro detalhado listando as datas e horários de cada chamada.

    A "chamada de rastreamento", por outro lado, é um método mais fácil de colocar armadilhas, desde que você não precisa manter os logs. Em vez disso, tudo que você tem a fazer é se discar * 57 no telefone logo depois de receber uma chamada indesejada. Aqueles que têm mostradores rotativo pode usar 1157 para rastrear a chamada. A desvantagem da chamada de rastreamento é que ela funciona apenas dentro da área local da rede de telefonia, por isso, se você está recebendo a chamada de uma área externa, você não será capaz de rastrear sua origem. Além disso, ao contrário de uma armadilha, este não é um serviço gratuito e deve ser criado antecipadamente.

    Qualquer informação que é recolhida pela empresa de telefonia a partir de qualquer armadilha ou ligue para rastreamento não é dado a você, mas transmitiu às autoridades locais, que depois seguem-se e tomar as medidas necessárias. Estes métodos também são inúteis, se a pessoa usa várias cabines telefônicas ou muitas linhas telefônicas para evitar a detecção.

  • Como lidar com chamadas indesejadas por si mesmo. Quando você receber telefonemas indesejados, que pode ser tentado a ficar com raiva e começa a gritar com o interlocutor. Em vez disso, basta desligar a cada vez que você receber esse convite, não incentivar a pessoa falando com ele ou ela.
  • Usando uma secretária eletrônica ou serviço de correio de voz. Usando uma secretária eletrônica para por em tela suas chamadas, ou permitir que todas as chamadas vão para um serviço de correio de voz,  são duas boas ideias para parar ou evitar chamadas indesejadas. Se você está recebendo muitas chamadas indesejadas, obscenas ou ofensivas, não atenda o telefone cada vez que ele toca. Permita que a máquina de correio de voz pegue todas as chamadas e grave os conteúdos, para uma investigação mais aprofundada pela companhia telefônica ou a polícia local. Se você acha que vai querer ir à polícia, também ajuda a manter um registro escrito da data e hora de cada chamada. Tenha isso em um lugar seguro junto com o sua secretária eletrônica, ou gravações de correio de voz, e leve tudo com você quando você for fazer a sua reclamação.
  • Obtendo um número não listado. Se o número de chamadas indesejadas está começando a ser insuportável e você não foi incapaz de identificar e resolver esse problema, obtenha um novo número para seu uso e não publique na lista. Dê o novo número só para as pessoas confiáveis, como família e amigos.
  • Outras medidas. Estas são soluções básicas de bom senso significam evitar chamadas indesejadas.
    • Não divulgue qualquer informação pessoal, incluindo números de telefone, para pessoas que você não conhece.
    • As mulheres normalmente são o alvo de telefonemas obscenos ou de assédio, não liste seu nome completo na lista telefônica. Só use a primeira letra do seu nome dado como uma inicial, juntamente com o sobrenome.
    • Quando alguém liga e pede para confirmar o número por ele discado, não dê seu número, e em vez disso peça ao interlocutor o número que ele está procurando.
    • Tenha tempo para bloquear chamadas indesejadas para o seu telefone celular, bem como a sua linha fixa.
    • Se você tiver crianças em casa, instrua-os a não dar nenhuma informação, se acontecer de eles atenderem o telefone. Diga-lhes para coletar informações como nome o número de quem ligou, e anotar detalhes, junto com a data e a hora das chamadas.
    • Não inclua números de telefone em qualquer um dos seus atendedores de chamadas ou mensagens de correio de voz.


Telefonemas indesejados podem ser um grande incômodo e, em casos extremos, causar muita tensão e criar um sentimento de insegurança. Pode demorar um pouco mais de tempo, mas, seguindo as etapas listadas acima, você pode se livrar desse problema chato.