Como instalar um sistema de rastreamento de GPS em seu veículo ou celular

Um Sistema de Posicionamento Global ou sistema GPS é um dispositivo que combina a tecnologia de um receptor GPS, um transmissor de celular e um programa especializado. O dispositivo de rastreamento do carro é conectado a um servidor de rede de celular que permite a alguém monitorar os movimentos de um número de veículos em tempo real. O dispositivo do GPS registra a posição em intervalos regulares do ativo ao qual o dispositivo está acoplado. Rastreadores GPS podem ser utilizados em veículos, crianças, caminhões e propriedades para determinar a localização exata deles.

Para os interessando em tecnologia, instalar seu próprio sistema de GPS é simples. Os dados podem ser revisados em tempo real em um formato que é bastante fácil.

  • Há dois tipos de fonte de energia para os sistemas de GPS modernos para veículos, a energia da bateria ou tipos de alimentação de veículo. Escolher o sistema de alimentação pela bateria é o meio mais rápido e fácil de instalar GPSs. Você não precisa conectar o dispositivo de rastreamento do carro  na fonte de energia, e você pode colocar o dispositivo em qualquer lugar dentro do veículo. Usando a bateria, entretanto, você precisaria carregá-la regularmente dependendo do fabricante.
  • Uma vez que você selecionou seu dispositivo  de rastreamento, verifique que o cartão SIM que você está usando não tenha um número de proteção PIN. Insira seu cartão Sim no dispositivo.
  • Após inserir o cartão SIM, conecte a unidade à fonte de energia ou bateria e energize o sistema.
  • Procure por um lugar onde você possa colocar o dispositivo que é menos provável que ele seja encontrado.
  • Siga as instruções do usuário e configure seu Sim para enviar os dados.
  • O programa de rastreamento GPS a ser usado difere dependendo do fabricante do dispositivo. Leia cuidadosamente as instruções e utilize o programa fornecido.
  • Instale o programa de rastreamento em seu computador.
  • Certifique-se de que você tenha um modem GSM que permita que você ligue seu computador ao dispositivo em seu carro.
  • Após instalar o software, siga os passos dados para fazer com que seu celular e o dispositivo de rastreamento de seu carro se comuniquem.


Atualmente, pequenas empresas estão fazendo uso de dispositivos de rastreamento para veículos e para caminhões para monitorar o movimento dos veículos da companhia. Empresas de entrega e taxi tem instalado rastreadores em todos os veículos para serem capaz de saber se os veículos estão atrasados ou no tempo correto, e estão tomando a rota designada. Veículos blindados carregando bens de valor usam o dispositivo para rastrear a localização dos veículos se um roubo ocorrer. Rastreadores são instalados em carros caros por proprietários para ter um meio mais fácil para rastrear os veículos roubados e saber onde o veículo está e a rota viajada.

Os pais tomam vantagem de rastreadores GPS para rastrear os movimentos das crianças e qualquer pessoa dentro da residência. Entusiastas de esportes como trilha ou corridas utilizam dispositivos GPS. Ele é utilizado para baixar dados para um computador calcular a duração e comprimento da viagem, e para registrar o caminho que eles tomaram no mapa.

Com o avanço tecnológico e a disponibilidade de mais sistemas de rastreamento de veículos, em breve os GPS’s se tornarão bastante acessíveis para o público em geral.