Como instalar um amplificador de sinal de TV

Para aumentar a qualidade da imagem e filtrar o ruído de suas bandas de frequência de televisão, um amplificador de sinal de televisão colocado na saída da antena pode ajudá-lo ter a recepção ideal que sua antena por si só não pode fornecer. Para sistemas de televisão residencial, dois tipos de amplificadores de sinal estão disponíveis - o pré-amplificador e o amplificador de distribuição. O primeiro é normalmente referido como "pré-amplificador”. Este tipo de amplificador é composto pelo amplificador real que está na antena e a fonte de alimentação dentro da casa. Isso geralmente é ideal para a recepção em situações de neve ou granular. Este último é o tipo de amplificador que é normalmente usado para distribuir sinais de televisão para vários locais. Amplificadores de distribuição podem ter um ou mais divisores embutido no amplificador. Eles podem ser projetados para aumentar os canais abertos ou canais a cabo.

A seguir estão dicas sobre como instalar um amplificador de sinal.

  • Pré-amplificadores ou amplificadores de sinal têm o guia de instalação passo-a-passo com desenhos que acompanham para ajudá-lo a configurar corretamente o seu amplificador de TV ou cabo, e alcançar melhores resultados. Siga o manual de instalação para ver as instruções específicas.
  • Normalmente, o cabo de entrada é conectado à TV ou ao VCR. Desconecte o cabo e conecte-o à entrada de sinal no amplificador de sinal.
  • Usando pelo menos um cabo coaxial de 1,80m, ligue o sinal de saída do amplificador à sua entrada de TV ou VCR.
  • Use outro cabo coaxial de 1,80m para conectar o adaptador ao amplificador de sinal.
  • Ligue o adaptador a uma tomada de parede.
  • Teste a qualidade do sinal da sua televisão, verificando todos os canais. Uma TV portátil pode ser muito útil, até você encontrar o melhor local para o seu pré-amplificador.
  • Pré-amplificadores de sinal são melhores instalados o mais próximo possível à sua entrada do cabo ou antena. No entanto, nos casos em que você precisa usar um amplificador de sinal de televisão para várias unidades, coloque-o em estreita proximidade com o divisor de antena. Se você só tem que amplificar o sinal para uma unidade, instale o pré-amplificador de sinal perto da sua televisão.
  • Você pode ou montar o amplificador de sinal em uma parede interior ou deitá-lo horizontalmente. No entanto, não aponte-o através das paredes, circuitos de iluminação ou outras obstruções.
  • Se você precisar instalar o pré-amplificador de sinal fora da sua casa, use uma bota de borracha para ajudar a proteger os conectores de danos climáticos como chuva, neve, ou raios UV. 


A eficiência de seu amplificador de sinal de televisão é largamente dependente do seu design e da localização da instalação. Alguns são melhores em ambientes fechados, enquanto outros são ideais ao ar livre. Considere as obstruções perto de sua casa, tais como árvores, paredes, tubulações, tanques e edifícios, entre muitos outros que podem resultar em um sinal de televisão fraco ou outros problemas de recepção. Por isso, é imperativo compreender suas necessidades, a fim de escolher o reforço apropriado. Antes de comprar o seu amplificador de sinal de TV, consulte um técnico profissional se você tiver pouco conhecimento em amplificador splitter, divisor de sinal, amplificador de tensão, etc. Você também pode chamar um técnico para fazer a instalação para você.