Como Gravar Áudio da Melhor Qualidade para Seus Filmes Caseiros

Fazendo filmes caseiros é bem fácil gravar e filmar esses momentos inesquecíveis. Mas criar um bom vídeo caseiro significa um equilíbrio entre o vídeo e o áudio. O áudio é fundamental para produzir um vídeo interessante e emocionante que todos vão adorar. A gravação de áudio realizada aleatoriamente pode resultar em um filme que não vale a pena ver.

Se você dominou o processo de gravação de vídeo, então chegou o momento de desenvolver habilidades com respeito ao áudio. O planejamento pode simplificar tudo. Veja todas as suas gravações interessantes e escolha um áudio que seja coerente com o filme que você está fazendo.

Normalmente, a gravação de áudio é a última das prioridades dos produtores de vídeo, mas devemos lembrar que a música terá um papel importante no momento de criar um bom vídeo. A seguir, veja algumas dicas de áudio que podem ajudar você a criar áudio de qualidade que vale a pena ouvir:

  • Trace um plano de como você gravará o áudio e teste sempre o aplicativo antes da gravação final. Se certifique que os níveis de volume estão em um nível alto de entrada e que está recebendo o áudio. Comece o mais precocemente possível para você ter tempo de sobra para executar um ensaio.                            
  • Mantenha uma boa distância quando gravando o áudio. É aconselhável não haver um intervalo de 2 a 3 metros de distância do sujeito. Nunca fale enquanto estiver gravando, uma vez que a sua voz poderá ser demasiado alta para o microfone das câmeras de vídeo.                                               
  • Use microfones de alta qualidade. Os microfones incorporados nas câmeras de vídeo são normalmente de baixa qualidade. Muitas vezes, eles não são capazes de gravar bem os sons. Quando filmando, ao invés use um microfone externo como um microfone de lapela ou lavaliere. Estes tipos de microfones são pouco visíveis e muito úteis para produzir sons ou vozes nítidas.                            
  • Acompanhe o som da gravação. Se houver auscultadores disponíveis, ligue-os em sua câmera. Isto irá permitir a você monitorar os sons exatos que a câmara ouve, os ruídos que são distrativos ou a nitidez da voz dos oradores. Através da monitoração do som, você pode mudar imediatamente o que for necessário para tornar o som nítido.                                                  
  • Limite ou elimine os ruídos de fundo. Os ruídos de fundo são tão distrativos que podem levar a uma edição de vídeo difícil. Desligue geladeiras, ventiladores e outros aparelhos que geram sons de zumbido. Feche as janelas ou portas para impedir a entrada de ruídos de tráfego.                            
  • Desligue qualquer música ambiente. Deixar a música tocando durante a gravação levará a uma edição difícil porque você não pode reorganizar e cortar os clips sem ouvir saltos na música. Se você quiser que a música seja adicionada no vídeo, é aconselhável incluí-la em sua gravação mais tarde.                                    
  • Grave a música de fundo que você escolheu. Escolha a música que é distintiva para os eventos de vídeo que você está gravando. Se as cenas são gravadas em uma festa na praia, o som do mar e das pessoas conversando pode adicionar a disposição do vídeo. Isso permitirá que os espectadores sintam e imaginem que eles também fazem parte de seu vídeo. Tente gravar os sons com toda a nitidez possível e não se preocupe demasiado com a filmagem do vídeo. Um áudio nítido pode ser facilmente manipulado e movido para diferentes partes do vídeo gravado.            
  • Desconfie do vento. A gravação do áudio ao ar livre e em dias ventosos são muito difíceis, uma vez que isso pode criar um som de estalo ou de batida em seu microfone. Você pode cortar o efeito colocando simplesmente uma meia macia em seu microfone ou você pode apenas comprar um protetor de vento.                                          
  • Grave outras coisas mais tarde. Tenha em mente que pode adicionar outras músicas que você deseja. Se pretender gravar em uma área barulhenta, espere e grave sua narração mais tarde em um lugar mais silencioso. Também é possível adicionar efeitos sonoros que você pode escolher a partir de inúmeros programas de edição.


O áudio é um ingrediente importante para tornar seu vídeo caseiro o mais divertido e emocionante possível. Se você estiver realmente interessado em criar filmes caseiros, você deve aprender a combinar habilmente os áudios certos com cada cena. Não tenha medo de experimentar os sons; afinal, existem muitos especialistas que podem ajudar você quando as coisas correm mal.