Como fazer uma boa solda

AVISO: Este trabalho refere-se apenas a solda elétrica.

Aprender a técnica correta significa ficar livre de apuros causados por soldas elétricas, deixando-as confiáveis por um longo tempo, e fazer reparações de seus equipamentos elétricos de forma mais barata e fácil quando dão problemas.

  1. Certifique-se de estar limpo. Placas de circuito impressas podem necessitar ser limpas – use sabão neutro ou detergente, enxágue cuidadosamente e seque com uma toalha de papel, deixando a placa completamente seca.
  2. Limpe os componente raspando levemente com uma lâmina ou use um esmeril com papel seco ou molhado. O fluxo ajuda a limpar as juntas e poderão ajudar se uma solda precisar ser refeita.
  3. Garanta que a junta esteja mecanicamente estável. A solda não é exatamente uma cola, ela gera continuidade elétrica para um circuito confiável. Se um componente se mover durante a soldagem, as juntas podem ficar falíveis ou falharem completamente.
  4. Use um ferro de solda com dimensão adequada. Usar soldas muito pequenas para grandes juntas de solda é ineficaz e pode deixar as juntas desiguais. Isto pode deixar a solda em camadas diferentes e fazer uma solda ruim - conhecida como "junta seca”. Inversamente, utilizando uma solda muito grande a deixa um pouco pesada e superaquece componentes que podem falhar completamente.
  5. Confira a temperatura. Você pode fazer isso tocando o estanho com a maquina de solda, que deve derreter imediatamente formando um filme fino. Isso ajuda a conduzir o calor para um trabalho uniformeme. Se a ponta não estiver na temperatura adequada, deixe a esquentar um pouco mais para chegar na temperatura ideal.
  6. Aqueça a junta – os componentes e as placas de circuito - por um tempo breve (<5 segundos).
  7. Aplique solda na junta - a partir do lado oposto à ponta do ferro. Logo que a junta atingir a temperatura, o fluxo de solda irá derreter.
  8. Retire a solda e, em seguida, o ferro. Se você remover o ferro de solda primeiro, a solda pode grudar no trabalho - aplique o ferro de volta e permita que a solda derreta novamente.
  9. Colocar apenas a quantidade de solda certa na temperatura adequada é uma habilidade que você deve aprender rápido. Se colocar demais, o excesso pode ser removido com uma bomba para retirar soldas ou um adorno.
Os mesmos fatores se aplicam à soldar canalizações – fazer uma junta de solda para um cano de água, mas encaixes moderno e de compressão são mais fáceis de utilizar para um reparo pequeno.

Uma boa solda é lisa, brilhante e tem normalmente a forma de um 'vulcão' - tecnicamente, um menisco côncavo.

Como a maioria das coisas – fica fácil com a pratica.