Saiba como fazer vidro soprado

O vidro soprado como uma forma de arte tem sido usada por séculos. Embora conveniências modernas tenham simplificado o procedimento um pouco, o vidro soprado ainda é feito da mesma forma como era há séculos atrás. Artes em vidro soprado populares incluem esferas, bandejas, tigelas, copos, lâmpadas e peças decorativas. Uma vez que você tenha aprendido a técnica básica, você poderá experimentar criar peças individuais e únicas.

  1. Por existirem técnicas especializadas e equipamentos utilizados para vidro soprado, esse é um procedimento que deve ser aprendido com um profissional em um ambiente controlado.
  2. Para soprar vidro, ele deve ser primeiro aquecido o suficiente para torná-lo flexível, usando um forno especial. Depois que o vidro estiver bem mole, o artista utiliza uma zarabatana para criar uma bolha no material. A bolha se torna a abertura no vaso, e é constantemente manipulada soprando ar através da zarabatana. A cor e a forma são adicionadas de forma gradual, até que o resultado final seja alcançado.
  3. Depois que a peça estiver concluída, o vidro é trazido de volta à temperatura ambiente lenta e gradualmente. Todo o processo pode demorar bastante tempo, mas o resultado final vale a pena! Depois que o vidro tenha esfriado, enfeites podem então ser adicionados, se assim desejado.
  4. Os níveis elevados de calor necessários para derreter o vidro provocam uma luz intensa dentro do vidro. Óculos de segurança devem ser usados quando se soprar o vidro para proteger os olhos e para permitir ver as bolhas que se formam no vidro.
  5. Fazer vidro soprado exige concentração e atenção aos detalhes. Pode ser um trabalho cuidadoso, e há sempre chance de você escorregar e seu trabalho se esmagar em pedaços. Se você não for uma pessoa paciente, este trabalho não é para você!
  6. O vidro utilizado para soprar vem em palitos chamados de "cana". As canas estão disponíveis em uma ampla gama de cores, e podem ser tão finos como um pedaço de corda ou muito espessas de diâmetro.
  7. A arte de soprar vidro é ensinada em muitos estúdios e escolas,. Verifique sua lista telefônica local ou pesquise on-line para achar um local próximo a você que ofereça essas aulas. Experimente uma aula para novatos para ver se gosta desta atividade.
  8. Muitos artistas de vidro definem datas e horários em que permitem ao público em geral observar a criação de seus trabalhos. Esta é outra ótima maneira de aprender mais sobre o processo e descobrir se isso é algo que você gostaria de experimentar.
Não tente fundir e moldar vidro em casa sem treinamento adequado! A quantidade de calor necessária para tornar o vidro maleável é bastante perigosa, principalmente se você não souber bem o que estiver fazendo. Sempre aprenda o procedimento com um profissional, e espere até que você esteja bem qualificado na arte antes de tentar por conta própria.