Como encontrar planos de aulas de educação física

Em uma época na qual a obesidade infantil está elevada, muitos distritos escolares estão infelizmente cortando seus orçamentos para programas extracurriculares, incluindo educação física e esportes após a aula. Alguns programas de educação física (EF) foram removidos inteiramente dos programas escolares enquanto outros dependem de pais voluntários e professores normais de sala de aula para conduzir as aulas de educação física.

Felizmente, há muito suporte na Internet e em publicações impressas para professores de educação física de todos os níveis. A Internet oferece planos criativos de aulas de EF, e mais importante, ela fornece formas de contato com outros educadores do país e do mundo. A chave é a colaboração e o apoio. Como membro de uma comunidade online de EF, você nunca precisará perguntar, “O que eu vou fazer hoje?” novamente.

  1. Use um mecanismo de busca como o Google ou o Yahoo! E procure na Internet por planos de aulas de educação física. Digite palavras chave como “planos de aulas de EF” ou “jogos de educação física” na caixa de busca para receber uma lista de web sites relacionados a EF. Planos de aulas são geralmente organizados por grau. Explore os sites e imprima planos de aula de alta qualidade. Lembre-se de compartilhá-los com seus companheiros professores de educação física.
  2. Junte-se a um fórum de discussão online. Colabore com outros professores de educação física através de discussões seguidas online. Em fóruns de discussão, você pode postar mensagens, procurar mensagens, acessar mensagens arquivadas, e responder a outras. Confira grupos de discussão como o NASPE Forum (Associação Nacional do Esporte e Educação Física), que oferece discussões sobre currículo e planos de aulas, idéias para saídas de campo, conferências e oficinas, informação tecnológica, e mais. SporTime Discussion Group é um fórum de discussão menor que fornece idéias de atividades de educação física.
  3. Registre-se para receber uma newsletter eletrônica de educação física. E-newsletters são distribuídas via e-mail, em geral semanalmente ou mensalmente, e incluem informações úteis como programas de exercícios de educação física e informações sobre saúde. A Heart Zones E-Newsletter visa um grande público, incluindo educadores, e oferece informações úteis sobre a saúde do coração e programas de treinamento cardiovascular. Para informações sobre pesquisas relacionadas a EF, conferências, e programas de treino, registre-se para a National Association of Health Education Centers' e-newsletter.
  4. Vá à sua biblioteca local para encontrar livros sobre jogos para o ar livre e locais cobertos. Anime seu currículo normal com atividades divertidas de fontes tais como o “The Outrageous Outdoor Games Book” de Bob Gregson ou “Team Building Activities for Every Group” de Alanna Jones. Ou compre livros usados em livrarias como a Amazon. Procure em seu banco de dados por livros sobre jogos em equipe, diversão ao ar livre, ou atividades de trabalho em equipe. Troque livros com outros educadores para manter seu arquivo de atividades em crescimento.
  5. Visite o Education World e digite “educação física” na caixa de busca. Esta fonte não apenas fornece idéias de aulas inovadoras, como também o mantém a par da política do governo e tendências atuais relacionadas à educação física.


Escolas são locais ideais para iniciar bons hábitos de exercícios nas crianças. Com um pouco de pesquisa, você pode ajudar suas crianças a ficarem em forma por toda a vida.