Ensino de Habilidades de Estudo Eficazes: Dicas para uma Aprendizagem Efetiva

Os alunos respondem a diferentes métodos de estudo de diferentes maneiras. Por exemplo, alguns se beneficiam a partir de gráficos e diagramas mais do que outros para a aprendizagem efetiva, enquanto muitos acham que a sua retenção melhora significativamente quando ouvem uma instrução, em vez de lê-la. Compreender os diferentes tipos de aprendizagem em sala de aula antes de planejar uma lição irá ajudar os alunos a absorver o material e fornecerá uma grande oportunidade para introduzir técnicas de estudo eficazes. Ajude seus alunos a descobrir como eles naturalmente tendem a absorver informação, e incentive cada um de seus alunos a considerar estas técnicas. Depois de descobrir os tipos de alunos em sala de aula, você pode aprender a ensinar técnicas de estudo eficazes para eles.

  • Auditivo são os estudantes que entendem mais ouvindo. Elas podem sair-se bem em uma palestra ou discussão em classe para melhorar suas habilidades de estudo. Eles devem ser encorajados a gravar suas sessões em classe e, em seguida, ouvi-las novamente quando estudando.   Esta estratégia irá ajudá-los a ligar o material de estudo ou passagens de um livro com o que foi dito e entendido em sala de aula.   Estes alunos podem também achar útil ler as informações em voz alta para si próprios.   Às vezes, eles se beneficiam de algum tipo de "ruído de fundo", como música, quando eles estudam.   Pode parecer absurdo sugerir distrações desse tipo, mas o barulho ajuda a estimular o seu pensamento e irá ajudá-los a lembrar da matéria melhor.
  • Alunos visuais.  Precisam ver algo antes de compreender a informação. Se eles estão em uma aula, eles podem precisar das partes importantes escritas na lousa como uma representação visual.   Tomar nota também é útil para um aluno visual, pois têm uma representação escrita do que eles deveriam estar ouvindo a vez de apenas esperar para escolher as partes principais por si.   Para desenvolver essas estratégias de estudo, ensinar os alunos organizadores gráficos (como diagramas de Venn, cartões flash ou técnicas delineadoras) para organizar os seus pensamentos e idéias do livro.Também pode fazer bem ler o capítulo ou receber uma impressão de uma apresentação do PowerPoint, se você usar uma em classe.
  • Tátil /cinestésicos. Precisam de ação e atividades práticas de sucesso em sala de aula. Desempenhar um papel ajuda a aprender melhor a matéria. Incentive esses estudantes a tentar preparar a aula para "ensinar" a alguém.   Mesmo que eles não tenham chance de realmente ensinara uma pessoa real, ajuda a organizar seus pensamentos como se fossem. Fazendo um puzzle de conceitos e detalhes e, em seguida, colocá-los fisicamente nas categorias de direito pode ajudar a retenção na memória também.
  • A organização é essencial.  Não importa que método se adéqüe melhor a um aluno, ele precisa descobrir um sistema organizacional que funcione melhor para ele também. Alguns estudantes preferem cadernos espirais, enquanto outros preferem notas e folhas soltas. Calendários, agendas, e "lembretes" em listas também pode ser uma boa maneira de organizar todos os prazos programados e datas importantes.   Não há uma maneira certa de se organizar, sendo assim ajude o estudante sendo flexível ao atender às suas necessidades.
  • Aprenda habilidades de gerenciamento de tempo.  Corte as distrações ou defina um horário específico a cada dia designado para o estudo que vai ajudar o aluno efetivamente a gerenciar seu tempo. Além disso, a pesquisa mostrou que intervalos curtos devem ser incorporados em qualquer sessão de estudo, de modo a potencializar a aprendizagem realizada.   Essas pausas devem ser curtas e bastante freqüentes.   Basta ter a certeza de que elas não se transformarão em longas pausas que cortem muito tempo de estudo ou causem muita distração também.
  • Descanse bastante!  Uma das dicas de estudo altamente ignoradas por todos os tipos de alunos é ter descanso suficiente. O sono é um importante componente para bons hábitos e habilidades de estudo. Adormecer ao estudar não é nem descanso, nem útil quando se tenta aprender a matéria.   Os adolescentes devem ser ficar entre 8-10 horas de sono por noite para ser totalmente funcionais, na manhã seguinte e lembrarem-se de forma bem-sucedida de seus estudos na noite anterior. Menos de seis horas de sono tem sido provado como realmente prejudicial, por isso certifique-se que o aluno está realmente dormindo e não estudando demais.


Não há método de estudo que seja 100% de sucesso para todos. Todos os alunos precisam encontrar uma maneira que funciona melhor para eles, tentando diferentes técnicas de estudo. Oferecer essas idéias, e muitas outras opções, aumentará a probabilidade de os alunos terem sucesso.