Como Usar Ferramentas Pedagógicas

Ensinar exige o uso de vários tipos diferentes de ferramentas educacionais. Algumas são uma necessidade e alguns simplesmente tornam o ensino e a aprendizagem muito mais interessantes. Muitas ferramentas pedagógicas são usadas para educar as crianças em sua classe, enquanto outras são usadas para a organização e preparação docente. Que ferramentas, pelo menos algumas, você deve estar utilizando em sua sala de aula e como você deve utilizá-las?

  • Organizadores gráficos: os organizadores gráficos são ferramentas que os professores podem dar aos alunos e também usá-las eles mesmos. Essencialmente, um organizador gráfico é um tipo de gráfico, mapa ou diagrama que permite que os alunos organizem pensamentos em papel e compreendam ideias complexas e ligações através de ilustração. Existem centenas de tipos que podem ser usados para escrever, estudos sociais, ciências e linguagem artística. Os organizadores gráficos são ferramentas essenciais que cada professor deve usar; os organizadores gráficos não só ajudam os estudantes a organizar os seus pensamentos, como também ajudam realmente a veicular novos conceitos em uma maneira digestível. Os estudantes que têm dificuldades de aprendizagem também beneficiarão das capacidades do organizador gráfico que facilitam a compreensão e reduzem o estresse.
    Quando é que os organizadores gráficos são bons de usar? Que tal quando você está ensinando a escrever parágrafo? Existem excelentes organizadores gráficos por aí que orientam o estudante a escrever parágrafos por etapas, começando com a frase do tema inicial e depois seguindo para as frases de suporte e, eventualmente, para a última frase que, ou leva para o próximo parágrafo, ou simplesmente termina o corpo do texto.
    Um professor deve fazer cópias dos organizadores gráficos e realizar vários exemplos com seus estudantes antes de deixá-los lançar-se na sua própria tarefa. Os estudantes devem sempre praticar antes de usar o organizador gráfico, quando o professor estiver dando exemplos. Eu recomendo altamente a compra de um livro educacional com exemplos de diferentes tipos de organizadores gráficos para usar em sua classe.
  • Rubrica: Rubricas são umas ferramentas de classificação que os professores criam, que listam os critérios um trabalho, específicos sobre a forma como esse trabalho será classificado, e diretrizes para a qualidade e a quantidade do trabalho. As categorias do trabalho são escolhidas pelo professor e, em seguida, colocadas na rubrica. Assim que as categorias são determinadas, o professor deve atribuir o valor de um ponto a cada categoria. Um valor de ponto fácil é usar um para cinco pontos para cada categoria. Isto é facilmente transferido para uma carta de notas, somando o total dos pontos juntos quando estiver classificando o trabalho ou projeto.
    Normalmente, uma rubrica é usada em trabalhos ou projetos maiores. As rubricas são explicadas aos alunos antes de o projeto ou o trabalho ser iniciado. As cópias das rubricas deverão ser entregues a cada aluno e o ponto valor para cada área da rubrica deve estar claramente marcado sobre ela. As rubricas para permitir uma classificação mais fácil para o professor quando os trabalhos são entregues para revisão.
  • Livro de planificação de aulas: os planificadores de aulas, quando utilizados adequadamente, são talvez as mais importantes ferramentas à nossa disposição. É costume usar um livro de planificação de aulas, mas nem todo professor irá utilizá-lo inteiramente. Estou referindo sua importância aqui, pois é ideal ter um livro de planificação de aulas do pré-preenchido com precisão e com pormenores para cada aula e todos os dias da semana. As planificações das aulas não só ajudam a mantê-lo organizado e preparado, mas são também essenciais para que esteja pronto no caso de você ficar doente e houver necessidade de um substituto. Outro importante benefício dos livros de planificação de aulas é que, se guardar o livro para o próximo ano, já tem matérias que você pode melhorar, ampliar ou rever, para que você nunca tenha de começar do zero novamente. Com isso você poupa bastante tempo!
  • Multimídia: use computadores, livros e até mesmo o seu projetor.  Os professores podem usar dispositivos para ensinar qualquer matéria. Os dispositivos podem ser usados quando estiver ensinando diretamente, revendo, ou até mesmo melhorando a participação dos estudantes. Entre outras coisas, a ajuda de computadores na pesquisa, na digitação de trabalhos e na criação de apresentações.  Existem também programas de software que podem melhorar não só o seu ensino e organização, como também a experiência de aprendizagem dos estudantes. Pergunte ao seu especialista de multimídia o que há disponível para você. Um computador é uma ferramenta imprescindível e devem ser usados o máximo possível.  Não é difícil incorporar essa ferramenta em sua planificação de aulas.