Como usar cartões de crédito online

Preocupado com o uso dos cartões de crédito on-line? Que bom. Você deve estar mesmo. Lembre-se, a Internet é uma rede pública. Mas você realmente pode diminuir o risco com alguns passos simples.

  1. Mantenha seu computador seguro. Instale ambos, antivírus e anti-spyware, e os atualize regularmente, assim você estará protegido contra as ameaças mais recentes. Ativar um firewall pessoal também manterá intrusos maliciosos de fora. Também, deixe fora do computador seus números de cartão de crédito e sua senha bancária. Sempre saia dos sites depois que você preencher tais informações. A maioria dos sites o desligará automaticamente após alguns minutos de inação, mas é muito melhor sair sozinho para ter certeza. Sabemos que o seu número de cartão de crédito pode ser obtido diretamente do seu computador. Apenas navegando por sites insuspeitos, ou abrindo anexos de e-mail, o computador pode ficar infectado por um software malicioso (malware). Alguns deles podem se esconder em seu sistema, e gravar suas teclas (são os chamados keyloggers). Essas teclas podem conter o número de seu cartão de crédito e informações pessoais também.
  2. Use seu cartão de crédito apenas com empresas de boa reputação. Use seu cartão de crédito apenas com companhias que tenha ouvido falar. Saiba mais sobre elas antes de fazer uma compra. Leia sobre sua política de privacidade. Você freqüentemente ignora isto, e clica em "concordo", no entanto, há muito para ler. Mas toma tempo. Descubra os controles de segurança que o site tem em vigor para proteger suas informações. Além disso, veja sua política de privacidade, já que alguns compartilham suas informações com terceiros.
  3. Só entre com detalhes do cartão em sites seguros. Como é que você verifica se o site é seguro? Quando você colocar o endereço do site você vai ver um "s" adicional no HTTP, o endereço fica https://. Esse "s"significa que o site usa criptografia para que apenas você e o proprietário do site possam ler as informações que você introduzir. Estranhos não serão capazes de vê-las. Outro sinal de que o site usa criptografia é um ícone de cadeado fechado, ao lado da barra de endereço, ou na parte inferior do navegador. Se você clicar neste cadeado, ele lhe dará a verdadeira identidade do site.
  4. Proteja-se de phishing. Phishing inclui e-mails enviados aparentemente a partir do banco emissor do cartão de crédito, pedindo informações pessoais, como sua senha, dado que supostamente existe um problema relatado na sua conta de cartão de crédito. Elimine-os. Não responda. Os bancos têm de gravar suas informações pessoais para que não tenham de pedi-las a você. Às vezes, o banco põe estes alertas de phishing em seu site, leia-os regularmente. Cada vez que você fizer uma transação com cartão de crédito online, digite você mesmo o endereço, ou verifique o endereço correto na barra, com o exigido https://. Entre com o procedimento de segurança do seu banco para login. Altere sua senha online, se necessário.
  5. Evite fazer transações com cartão de crédito em computadores públicos. É uma boa idéia usar o seu próprio computador, mas às vezes quando você está viajando, você não pode evitar utilizar cybercafés. Se você não puder evitar isso, basta não fazer transações sensíveis nestes computadores, pois eles podem monitorar suas transações através da rede, ou os seus computadores podem estar infectados com software malicioso que pode acessar suas informações pessoais.
  6. Tenha um cartão de crédito com limite muito baixo. Se não puder evitar a utilização de cartão de crédito em computadores públicos quando estiver viajando, organize-se com o banco ou o emissor do cartão de crédito, para ter um cartão de crédito com um limite muito baixo, digamos que não mais de 500,00 ou até menos, dependendo do tipo de compras online que você faz, e o menor limite admissível na política do emitente de seu cartão crédito. Se você usar apenas ele na net, realmente vai limitar os danos que poderão ser feitos.
  7. Imprima e guarde notas fiscais ou o registro de suas operações. Alguns sites enviam um recibo ou uma página de confirmação para o seu endereço de e-mail, logo que a transação seja concluída. Mantenha uma cópia impressa de modo que você tenha provas quando acontecer alguma coisa. Mantenha esses recibos em um local seguro, ou qualquer um pode simplesmente copiar e usar o seu número de cartão de crédito, se você não for cuidadoso.
  8. Monitore seu cartão de crédito. O emitente de seu cartão de crédito tem detalhes da sua conta em seu site, ou você pode pedir isso por telefone, e imediatamente obter as operações que não forem suas. Mude sua senha nesses sites, conforme necessário. Verifique imediatamente, e comunique as operações suspeitas ao emitente do seu cartão de crédito.