Como Se Tornar um Professor Substituto

O ensino de substituição pode ser um trabalho magnífico devido à sua flexibilidade. Além disso, se tornar um professor substituto pode dar uma experiência valiosa a você no campo da educação, e deixar você interagir com crianças e jovens em uma base diária.

  • Obtenha um diploma de bacharel. Na maioria dos estados, é necessário um diploma universitário para poder se tornar um professor substituto. No entanto, o diploma de bacharel não precisa ser em educação, mas pode ser em qualquer outra área. Para trabalhar como professor substituto, é exigido um bacharelato em arte ou ciência em quase todos os estados.
  • Faça o teste de competência exigido no seu estado. A maioria dos estados exige um teste de competência para alguém se tornar um professor substituto. Esses testes medem as competências básicas que são necessárias no ensino, tais como matemática, habilidades de leitura e escrita, e pensamento crítico.
  • Adquira as fichas escolares de sua faculdade. Para se tornar um professor substituto, na maioria dos distritos, você precisará enviar as fichas escolares de sua faculdade para o distrito juntamente com sua candidatura. Você pode encomendar essas fichas escolares da maioria das faculdades pelo correio e por uma pequena taxa.
  • Preencha uma candidatura. Seja a candidatura um documento físico ou candidatura on-line do distrito para se tornar um professor substituto, você tem que preencher um formulário de candidatura com algumas informações básicas, tais como a experiência educacional e um histórico de seu trabalho.
  • Liste suas referências. Para aqueles que desejam se tornar um professor substituto, são necessárias referências profissionais e pessoais. É importante alertar suas referências que vão ser contatadas, para que elas possam preparar o que têm a dizer sobre você. Se você tem alguma coisa específica que você gostaria que elas referissem, não se esqueça de dizer isso a elas.
  • Decida que níveis você gostaria de substituir. Algumas pessoas só fazem substituições em determinados níveis de ensino, enquanto outros se tornam professores substitutos para uma ampla gama de níveis etários. Em alguns distritos, pode ser necessário substituir os professores na educação de adultos também.
  • Conheça o sistema de substituto automatizado. A maioria dos municípios tem sistemas de telefone automatizados através dos quais eles podem chamar substitutos e os substitutos podem inscrever-se para novos postos de trabalho. Por vezes, esses sistemas automatizados podem ser difíceis de usar. É importante que você se familiarize com o sistema automatizado antes de se tornar um substituto.
  • Faça publicidade a você mesmo. Uma vez que na maioria das escolas os professores podem pedir substitutos, é importante se dar bem com os professores, diretores, e - mais importante – com as secretárias. É uma boa ideia deixar um folheto nas caixas postais do professor quando você estiver substituindo, deixando o seu nome, número de telefone, e por que eles deveriam pedir a você para ser professor substituto deles.


Tornar-se um professor substituto é uma ótima maneira de ganhar experiência no ensino, e ter um horário de trabalho flexível. Se você decidir se tornar um professor substituto por um período curto ou como uma carreira de longo prazo, saber como se tornar um professor substituto pode abrir portas para a sua carreira de docente.