Como se concentrar melhor

A concentração é a capacidade de se concentrar em apenas uma coisa de cada vez. A concentração é uma das coisas essenciais necessárias para se fazer qualquer coisa. Seja para estudar para a faculdade, ler um livro no tempo de lazer ou mesmo jogar um jogo como cricket ou tênis de mesa. Muitas vezes, nota-se que uma pessoa tem prática de fazer alguma coisa, tem capacidade de pensar criativamente, mas apenas porque não consegue se concentrar, não é capaz de fazer algo de modo eficaz. Portanto, é vantajoso para quem quer que seja ter o hábito de se concentrar adequadamente para poder fazer as coisas de forma eficaz. Aqui estão 3 métodos fáceis, dos quais, após um pouco de prática, você deve sentir os efeitos quase que imediatamente.

  1. Tratak. O “Tratak” é um método ensinado na meditação pela yoga para melhorar a concentração. O Tratak é feito colocando uma lâmpada ou vela acesa no nível dos olhos e olhar para ela sem pestanejar. Isto pode ser conseguido mantendo a lâmpada ou vela sobre uma mesa ou em qualquer plataforma e sentando-se em frente dela em uma cadeira ou banquinho. Sentado nessa posição, você deve olhar para a chama da vela/luz sem piscar os olhos. Depois de algum tempo, feche seus olhos e você verá a imagem da chama na frente de seus olhos. Você deve se concentrar sobre esta imagem e tentar imaginá-la em detalhes. Depois de um tempo a imagem vai desbotar e desaparecer. Depois que ela desaparecer, abra os olhos e volte a olhar para a chama. Repita esse processo algumas vezes de 10 a 15 minutos. Fazer esse processo vai treinar sua mente para manter seu foco em apenas uma coisa de cada vez.
  2. Chamando o cão de volta. Toda vez que sua mente vagar, como um cachorro que se distraí, você deve chamá-la de volta como um cachorro, “Mente, volte pra cá!”. Não importa quantas vezes fizer, gradualmente você notará que sua mente permanecerá em um só lugar por um tempo maior.
  3. Bolas loucas. Às vezes, você se sentirá muito inquieto ao tentar se concentrar. Sua mente rapidamente muda seu foco de uma coisa para outra sem ficar constante em nada. Você pode descobrir que, inconscientemente, suas mãos estão mexendo uma na outra continuamente. Isto acontece porque existe uma energia não direcionada dentro de você que está tentando encontrar uma saída. A solução é - bolas loucas ou bolas quicantes. Elas têm o tamanho de bolas de pingue-pongue. O tamanho, textura e sensação dessas bolas são  perfeitas para esta finalidade. Tudo que você tem a fazer é, quando estiver tentando ler alguma coisa e estiver sentindo isso, segure uma bola em cada mão sem soltar e deixe os dedos brincarem com a bola, pressionando ela. Desta maneira as bolas irão absorver a energia não direcionada e ajudá-lo a se concentrar melhor. Este método é muito eficaz mesmo quando tiver hábito de se apalpar ao falar com alguém ou dizendo muitos "uuuhh Ummm" entre as palavras. Nessas horas você tem que tentar falar continuamente com as pessoas de sua família enquanto brinca com as bolas e esse hábito vai sumir.