Como fazer uma carta de desculpas

Uma carta de desculpas é normalmente exigida quando você precisa explicar uma ausência passada ou futura em algumas instituições, geralmente na escola ou universidade. Ausências de seu local de trabalho geralmente não requerem uma carta de desculpas, a maioria os RHs fornecem orientações sobre as regras para imprevistos e necessidades médicas; seguir esses procedimento é aceito e você não precisa fazer uma carta de desculpas. Para estudantes, por outro lado, é requerido quando ainda não atingiu maturidade e compreensão suficientes e ainda estão sujeitos a autoridade ou controle, quer pelos pais, professores ou administração escolar. Não existem diretrizes ou regras planejadas que regulamentam uma ausência na escola, e é aí que uma carta de desculpas entra em jogo.

É geralmente esperado que seja uma carta de desculpas preparada por alguém que tenha autoridade ou controle do aluno - geralmente um dos pais ou tutor, em alguns casos, quando a ausência é devida a uma doença prolongada, um atestado médico também atua como uma carta de desculpas. Listadas abaixo estão os passos a seguir quando se escreve uma carta de desculpas.

  1. Início do bilhete: Comece a carta de desculpas colocando a data no canto superior à direita ou esquerda. Esta data deve ser a data que você está escrevendo e entregando a carta, de preferência o último. Você pode escrever o bilhete tanto à mão como em um processador de texto, de onde é possível imprimir uma cópia.
  2. Dirigindo-se ao destinatário: Abaixo da linha onde a data é colocada, escreva o nome da pessoa a quem a carta é dirigida. Isso pode ser seguido com a designação de tal pessoa, bem como o endereço dela. Por exemplo - "Para Sr. Jones ... ... ... Professor de Ensino Fundamental..... Escola ..." incluindo a cidade na qual a instituição está localizada. Abaixo disto, mencione detalhes da pessoa a escrever a carta ou seja, você, na mesma forma como no exemplo. Normalmente, a pessoa a escrever a carta deve ser alguém que é autoridade na vida do estudante - um dos pais ou tutor.
  3. Assunto: Abaixo das informações 'de' e 'para', escreva o assunto do bilhete, começando com "Assunto: ....." ou "Re: ....." onde você vai mencionar o nome do aluno e a razão para ausência. Assegure-se também de mencionar a(s) data(s) de ausência no título do assunto.
  4. Texto principal: No corpo da carta de desculpas, coloque o assunto em detalhes - quem, quando e porquê - a carta de desculpas está sendo escrita. Mantenha o conteúdo breve e lúcido, afirmando apenas o motivo da ausência (seja no passado ou futuro), as datas e quaisquer medidas adicionais que devem ser tomadas se necessário. Por exemplo, pode-se falar de trabalhos, lições de casa ou testes perdidos, que o estudante não foi/será capaz de fazer por causa de sua ausência.
  5. Conclusão: Encerre a carta com as devidas saudações, como "agradecido", e assine a carta. Se a ausência não planejada é por causa de uma doença de mais de três dias, também é preferível anexar um atestado médico explicando a doença, os cuidados médicos e a atenção necessária.
Como dito acima, pode-se observar que escrever uma carta de desculpas é muito simples, apenas certifique-se de mantê-la curta, agradável e compatível com as regras da instituição para ausências não planejadas.