Como escrever uma carta para agradecer uma bolsa de estudos

Caso você tenha tido sorte suficiente para receber uma bolsa de estudos para uma faculdade ou pós-graduação, por que não parar um momento e expressar seu agradecimento à pessoa, família, ou entidade que forneceu a bolsa? Agradecer enviando uma carta repercute positivamente sobre você como beneficiário. Mostra que você tem mérito e habilidades sociais. É também importante para os doadores, que vão querer saber mais sobre a personalidade de quem ajudarão a alcançar a meta de ter uma boa educação universitária. Claro, que você também vai querer tirar o máximo proveito de sua bolsa de estudos, formando-se rapidamente, para esse fim, eu recomendo que você veja Finish College Fast (Termine a Faculdade Rápidamente), seus guias de estudo irão ajudá-lo a passar nas provas e testes de cursos básicos, para você poder economizar dinheiro e graduar-se mais cedo.

Em todo caso, a elaboração de uma, sincera e bem escrita carta de agradecimento não é difícil, se você tiver em mente algumas sugestões.

  • Use papel branco liso ou ofício, nada de palpel decorado com gatinhos ou flores, por favor!
  • Se a sua caligrafia é legível, uma carta manuscrita terá um toque especial. Mas se sua letra parece mais com um desenho do Dali, melhor digitar a carta.
  • Se você decidir fazer a carta manuscrita, considere colocar o papel sobre outro papel pautado, para aparecerem as linhas através dele, ou use uma régua, a fim de manter as linhas escritas mais ou menos retas na página.
  • Não use e-mail. A maioria dos doadores prefere um antiquado "correio" na abordagem.
  • Fique atento. Não espere muito tempo para enviar o seu agradecimento depois de ter sido notificado de sua bolsa. Prontidão comunica verdadeira gratidão, e é simplesmente de bom tom.
  • Endereçe a carta ao doador ou pessoa que doou a verba. É perfeitamente adequado ligar para o doador ou organização, para pedir o nome de quem deve receber a carta, ou alternativamente, você pode verificar na sua escola com o setor de ajuda financeira.
  • Comece sua carta agradecendo ao doador por doar as verbas para a bolsa de estudos. Diga ao doador o que a bolsa significa para você, particularmente. Você não deve exagerar a sua necessidade, mas não se envergonhe de dizer ao doador que sua doação significa a diferença entre quatro anos de universidade e a escola técnica local, se for verdade.
  • Em seguida, conte ao dador um pouco sobre você - onde você cresceu, por que você escolheu a escola ou graduação (independente do que foi o fator qualificativo de sua bolsa), e o que você estiver estudando (calouro, graduando, pós-graduação, etc.).
  • Informe o doador sobre seus planos futuros. O que você pretende fazer com sua graduação? Você está planejando ensinar a crianças do interior? Ser voluntário numa organização  internacional? Você já se inscreveu para um estágio no próximo semestre? Como é que você vai ajudar a comunidade?  Doadores gostam de saber que suas doações levaram a grandes feitos.
  • Agradeça novamente ao doador.
  • Assine a carta.
  • Faça isto para cada bolsa que você receber.
  • Consulte o setor de ajuda financeira de sua escola pra ver se eles têm algum modelo de carta de agradecimento que você possa usar, ou se eles têm regras especiais ou exigências para o envio destas cartas (algumas escolas preferem redigir uma nota coletiva, enquanto outras deixam isso para o aluno).