Como escrever uma carta de intenção para pós-graduação

Uma carta de intenções é uma parte importante do processo de pedido de pós-graduação. A carta de intenções, mostra o profissionalismo e a cortesia e cimenta uma impressão positiva sobre aqueles que fazem a seleção de quem é admitido à pós-graduação e quem não é. Escrever uma carta de intenções impressionante exige know-how específico.

Abaixo estão algumas dicas sobre como montar uma carta de intenções para impressionar a comissão de admissão da escola de pós-graduação que você deseja freqüentar.

  • Mantenha a sua carta de intenções relativamente curta. Você deve ser capaz de dizer tudo que você precisa em uma única página. Na verdade, poucas pessoas vão tirar um tempo para lê-la se for mais de uma página. O tempo é precioso para praticamente todos e os comitês de admissões não são exceção. Dê apenas as informações pertinentes em um formato sucinto sobre a sua carta de intenção e você terá uma chance muito melhor de que alguém realmente vai ler.
  • Use o formato adequado para cartas comerciais, para transmitir o seu profissionalismo.
  • No corpo da carta, você deve se apresentar e falar por que a escola que você está aplicando é a sua escolhida. Compartilhe informações relevantes sobre seus antecedentes e por que você seria um bom aluno para a instituição. Você deve enfatizar as suas forças e mencionar suas fraquezas de passagem, sempre que possível, transformando-as em forças, ou mencionar como você está trabalhando em melhorá-los.
  • Discuta seus planos para o futuro e como você vê o seu ensino de graduação impactando a sua futura carreira e conquistas.
  • Use uma conclusão e assine a carta.
  • Certifique-se de rever todo o documento para verificar se não existem erros que podem deixar uma impressão negativa. A carta deve ser impressa em papel de boa qualidade.

    Embora seja muito importante transmitir a mensagem certa na sua carta de intenção para pós-graduação, ela pode impactar negativamente as suas chances de entrar na escola de sua escolha se você cometer alguns erros em sua carta. Abaixo estão algumas coisas a evitar.

    • Não tenha nenhum erro ortográfico ou de digitação no endereço, nome da escola, etc. Essas coisas mostram uma falta de preocupação com detalhes.
    • Não enfatize seus pontos fracos, mesmo que eles sejam importantes para mencionar na carta. Tente minimizar o máximo possível, mantendo completa honestidade.
    • Não compartilhe informações que são muito pessoais.
    • Se você se inscrever para mais de uma escola, você pode querer usar a mesma carta sempre, porém você não deve. Inclua informações específicas para a escola que você está aplicando na carta, para que fique óbvio que você não está simplesmente usando uma carta em todos os seus processos de aplicação.


Incluir uma carta de intenção para pós-graduação é um passo altamente recomendado no processo de entrar em uma boa escola de pós-graduação. Coloque as dicas acima, para trabalhar para você ao criar uma carta absolutamente fantástica que vai conquistar cada membro da comissão de seleção.