Como escolher o presente perfeito para o professor do seu filho

Como professora, recebo muitos presentes todos os anos. Embora os presentes sejam opcionais, eles são considerados uma demonstração de apreço. Quando uma criança se sente triste por ele ou ela não ter um presente para me dar, eu sempre lembro a ele ou ela que um sorriso, um agradecimento ou um desenho são presentes preciosos a qualquer professor. Isso coloca um sorriso na face delas e na minha também. Afinal, não é o presente, mas a intenção por trás dele que faz a diferença.

Por outro lado, muitos pais e crianças procuram o presente “perfeito” para os professores. Como escolher o presente perfeito para o professor do seu filho? Siga estas dicas simples e você vai fazer os olhos do professor saltarem com o presente perfeito.

  • Criações infantis são sempre um arraso. Como professora, os presentes que mais aprecio e ficam expostos em minha casa ou na escola, são criações feitas por meus alunos. Elas vêm do coração e mostram que gastaram tempo e se esforçaram para fazer tal presente. Não tem como errar com isso e isso muitas vezes ajuda no seu orçamento, já que as festas de final de ano são a época mais cara do ano.
  • Presentes caseiros são ótimos! Tal como criações infantis, esse tipo de presente toma tempo, esforço e muitas vezes envolvem a participação do seu filho, o que mostra ao professor muito carinho e apreço por parte de seu filho e de você.
  • Alergias devem sempre ser consideradas! Pergunte ao professor, ou com ajuda do seu filho, se ele ou ela tem alergias. A última coisa que você vai querer é dar a ele alguma coisa que os mande para o hospital, como nozes. Quanto a mim, presentes perfumados são jogados fora ou dados, já que sou alérgica a eles e não posso respirar perto desses itens. Itens como pot-pourri contendo rosas e outras fragrâncias fortes, perfumes e velas perfumadas são um grande não para alguém alérgico a perfumes ou que sofre de asma.
  • Tome nota de determinados hábitos! O professor do seu filho gosta de café, chá ou chocolate? Será que ele comemora as festas de final de ano com uma árvore de natal? Usam broches decorativos ou têm muitas chaves? Um vale presente de um café conhecido pode ser apreciado por um bebedor de café. Uma caixa contendo vários sabores de chá pode ser apreciada por um bebedor de chá. Um chaveiro original, uma caixa de bombons, um ornamento de natal ou um broche decorativo também podem ser ótimos presentes pro seu filho dar ao professor.
  • Envolva seu filho tornando-o um “Sherlock Holmes”. Peça ao seu filho fazer perguntas ao professor. Qual a cor favorita dele? Ele têm um time? Gosta de animais? Essas perguntas podem proporcionar um bom tema para um copo, calendário, caneta ou agenda. Quais são os passatempos e divertimentos favoritos dele? Estes também podem dar algumas idéias, como uma entrada de cinema ou um vale pipoca ou outros tipos de divertimentos.
  • Presentes relacionados à profissão do professor são presentes úteis! Etiquetas, lapiseiras, marcadores, blocos de anotações, uma agenda ou um calendário sempre são bons presentes para dar ao professor do seu filho. Eles são importantes e serão definitivamente usados em aula.
  • Sem xícara ou caneca, chocolate ou vela! Os presentes a seguir são bons mas infelizmente, quando um professor recebe 5 ou 6 deles em cada ocasião especial, não há mais lugar para colocá-los. Em alguns casos há tantos que o professor pode fazer um bazar com todos eles. Os itens são: chocolates, xícaras e velas. Se você dar alguma coisa que não esteja nesta lista, está mais propenso a dar ao professor um presente “exclusivo”.
  • Não dê por garantido! Algumas pessoas me deram um certificado dizendo terem feito uma doação em meu nome a certa causa ou caridade, como a doação de uma árvore para o meio ambiente. A idéia pode ser boa, especialmente se ela for sua e tiver sido dada a sua causa ou caridade favorita, mas pode não representar a opinião do professor. Se você pretende fazer isso, pelo menos pergunte ao professor o nome de uma causa ou caridade que ele ou ela acredite em vez de fazer uma escolha você mesmo. Desta forma, você não fala por ele e não ignora o que ele diz.


Agora que leu essas dicas, você certamente achará mais fácil dar um presente que seja exclusivo, útil, seguro e que se alinhe com as preferências dele. Não se sinta sobrecarregado ou confuso. Basta usar essas dicas para facilitar sua busca.