Como encontrar oportunidades de trabalho no exterior

Há muito que uma pessoa pode ganhar trabalhando no exterior: experiência de trabalho, sensibilidade cultural, expansão de horizontes. Se você está interessado em trabalhar no exterior, quer por um curto período de tempo ou permanentemente, você pode não saber onde encontrar essas oportunidades. Com as maravilhas da tecnologia e da globalização, pode se dizer que a procura por trabalho no exterior tornou-se mais fácil do que nunca. Aqui estão algumas dicas de como encontrar essas oportunidades de trabalho.

  1. Se você estiver empregado, verifique com sua empresa. Muitas empresas, sobretudo as maiores, têm sucursais no exterior e dão chance para os  empregados viajarem e trabalharem em outros países. Verifique no departamento de recursos humanos da empresa para saber se há oportunidades como essa. Se sim, o RH pode explicar para você como participar do programa. Se não o fizerem, se por exemplo você trabalha em uma empresa pequena, eles podem ter contatos no exterior que podem ser úteis para você quando disser esse seu interesse.
  2. Se você estiver na faculdade, procure a secretaria. Faculdades e universidades geralmente oferecem recursos que podem ajudar quem procura trabalho no exterior. Um centro escolar de aconselhamento de carreira pode ajudar você a apontar na direção certa. Programas para estudo no exterior podem incluir programas que oferecem opções de trabalho, ou levá-lo a fazer programas que oferecem tais opções. Conexões com ex-alunos podem te colocar em contato com oportunidades de trabalhar no exterior. Professores que já viveram, trabalharam ou estudaram no exterior também podem ser úteis. Explore todos os recursos que sua faculdade tiver e use-os. Se você já se formou, pegue seu cartão de ex-aluno e veja se você ainda pode usar esses serviços da faculdade.
  3. Procure empresas com filiais em outros lugares. Muitas das maiores empresas têm filiais em todo o mundo. Investigue as empresas que lhe interessam e veja se existem oportunidades de trabalho. Claro, só porque uma empresa oferece a opção de um trabalho no exterior não significa que você será capaz de conseguir um emprego nessa empresa - mas se você realmente deseja trabalhar no exterior, você deve se candidatar em empresas que tem tais opções. Verifique com os recursos humanos todos os requisitos desses cargos.
  4. Procure por empresas existentes no local que você quer trabalhar. Se você sempre quis trabalhar na França, procure por empresas em sua área que estejam estabelecidas na França. Talvez eles tenham filiais locais que possam entrar em contato com você. Talvez você possa se candidatar a trabalhar para eles diretamente. A internet abriu grande parte do mundo corporativo internacional para pesquisa por empregados em potencial interessados. Então comece a busca.
  5. Considere ensinar inglês.Uma das mais oportunidades mais comumente divulgadas para trabalhar no exterior envolve ensinar inglês. Este cargo existe em toda parte no mundo. Alguns exigem uma formação específica, outras oferecem treinamento para os candidatos. Se você estiver interessado nesse tipo de trabalho, esse trabalho pode ser seu bilhete para trabalho no exterior. Apenas tenha muito cuidado quando escolher um programa, pois enquanto alguns são excelentes e claramente estabelecidos, alguns não são e podem te deixar por si só em um país estrangeiro. Não exatamente o tipo de experiência que você estava procurando. Muitos desses trabalhos podem ser encontrados em sites de emprego como o Monster.com. Alguns também são divulgados em campus universitários.
  6. Procure por oportunidades para voluntários.Se você quiser fazer algum trabalho no exterior, mas não quer necessariamente obter um grande salário ao fazê-lo, existem muitas oportunidades (no Peace Corps) que oferecem oportunidades de trabalho em países estrangeiros por uma pequena bolsa. Estas oportunidades são normalmente relacionadas com a área de especialização da pessoa, mas elas geralmente incluem também alguns campos gerais que     qualquer pessoa pode se encaixar. Quem sabe, talvez o voluntariado pode ser o trabalho no exterior mais difícil e também o que você mais amou.
  7. Investigue opções relacionadas ao governo. Qualquer um sabe que hoje em dias uma carreira militar leva provavelmente ao exterior. Mas carreiras militares não são o único emprego no governo que envolve trabalho no exterior. O Departamento de Estado, incluindo o Corpo Diplomático, envolve muitas posições localizadas no exterior. Empregos relacionados com segurança nacional, como a CIA, certamente proporcionam essas oportunidades, também. Até mesmo o Departamento de Justiça tem alguns escritórios no exterior. Você pode precisar ter competências linguísticas especificas ou uma formação para estes cargos, mas elas podem valer sua busca.

Trabalhar no exterior pode ser excitante e recompensador. Se você tiver interesse em trabalhar no exterior, porque não buscar algumas das muitas opções para este tipo de emprego? O mundo está te esperando.