Como educar crianças superdotadas através do estudo em casa

Crianças superdotadas enfrentam desafios especiais na escola que o aluno médio não enfrenta. Um traço comum entre as crianças que têm um aprendizado acelerado é o tédio quando a tarefa escolar não é desafiadora o suficiente.

Tédio pode causar muitos problemas que podem refletir negativamente na criança. É comum que os filhos entediados se recusem a fazer trabalhos que crêem ser sub-padrão para os seus níveis de inteligência. Isso pode levar a notas ruins, rotulação da criança (ou seja, pouco inteligente, preguiçosa, de difícil aprendizagem), problemas comportamentais, e uma enorme quantidade de outras coisas desagradáveis que, outrora poderiam ter sido evitados.

Uma coisa boa sobre a escolaridade em casa é que você tem a possibilidade de conceber um currículo que é único para cada criança. A estrutura rígida exercida com as crianças pelas escolas públicas e privadas não é necessária. É importante que se tenha certeza que sua criança esteja cumprindo os padrões em matéria de educação a cada ano. No entanto, como você faz isso depende só de você.

O artigo seguinte é um guia você pode seguir para educar um filho talentoso em casa.

    Conheça os pontos fortes e fracos do seu filho. Uma vez que você está tendo o papel de educador do seu filho, você precisa saber exatamente em que áreas ele é forte, e quais são as suas áreas problemáticas.

Você pode descobrir isto através de testes ou observação. O bom sobre testes é que você pode descobrir qual é o nível do seu filho em cada tema. No entanto, algumas crianças podem não estar dispostas a assumir o teste se elas sentem que é redundante ou entediante.

Neste caso, o melhor caminho a percorrer pode ser através da observação de seu filho quando ele faz trabalhos de cada disciplina. O problema é que você pode ter problemas em julgar com rigor quais são as áreas em que eles realmente não gostam porque estão entediados / é muito fácil, e que áreas que precisam melhorar.

    Não tenha medo de tentar coisas novas. Não basta estabelecer um estilo didático, um método, ou uma maneira de fazer com que o seu filho faça o seu trabalho escolar.

Há milhares de maneiras de ensinar uma criança. O objetivo é escolher o caminho certo para seu filho. Com um filho talentoso, isto pode significar que eles estejam fazendo projetos intensos de investigação que envolvam atividades manuais. A chave é fazer com que o trabalho seja educativo e divertido para eles, ao mesmo tempo.

Aqui estão alguns dos métodos pedagógicos que são projetados para um filho talentoso em mente:

     •    Um dos melhores recursos que você vai ter é a Internet. Com alguma supervisão parental, o currículo de um filho talentoso pode tornar-se uma aventura digital. Através de sua aprendizagem, eles têm a habilidade de explorar todo o mundo. Em vez de ler sobre história, eles podem experimentar história visual através de passeios, uma infinidade de sites, e muita intensa leitura de material próprio para todo e qualquer nível.

     •    Traga ciência à vida, deixando o seu Cientista Junior explorar ele mesmo. Se isso significa fazer viagens ao Museu da Ciência, o Planetário, ou deixá-lo construir suas próprias experiências científicas, a estrutura de fazer com as próprias mãos irá garantir que o seu filho fique ansioso para aprender.

     •    Faça o currículo do seu filho incrivelmente orientado aos detalhes. Defina metas diárias, semanais, mensais e metas que o seu filho deseja atingir. Recompensá-los com o tempo de jogos educativos no computador quando eles conseguirem atingir seus objetivos. Algumas crianças superdotadas prosperam com prazos apertados e rigorosos horários e outras não. Então, tudo isso depende de seu filho e das suas necessidades.

Você deve ter em mente que nenhum método funcionará em todas as crianças. Cada criança é diferente. As suas necessidades são diferentes. Seus estilos de aprendizagem são diferentes. Enquanto você não encontrar exatamente o estilo que se encaixa no seu filho, você deve tentar métodos diferentes e estar aberto para o que cada um tem para oferecer.

•    Combinar e misturar realmente pode e fazer a diferença. Um dos maiores equívocos que alguns pais cometem no momento em que começam a escolaridade em casa é que eles devem se manter fieis a um nível para a criança. Isto simplesmente não é verdade!

Este é um grande benefício para crianças superdotadas porque elas podem estar um pouco à frente em algumas áreas, no nível certo em outra área, e um pouco atrasadas na outra.

Se o seu filho está na quinta série, mas tem a leitura e compreensão de um ensino médio, então deixe-os aprender com material escolar do ensino médio. Você pode fazer isso para cada matéria que o seu filho estuda. Não só isso vai desafiar o seu filho, mas vai também reduzir o seu tédio em geral.

•    Elogie-os quando eles terminarem suas tarefas.
Se seu filho é teimoso, você pode precisar ter um pouco de pensamento criativo para fazê-lo ficar interessado na escola. Uma das razões, além de tédio, que as crianças não gostam quando eles estão fazendo trabalho escolar quando eles estão em um sistema escolar está na negatividade que pode ser colocada nos seus trabalhos.

Se elas não fazem exatamente como o seu professor quer que eles façam, eles recebem notas ruins, tratamento negativo, e punições negativas.

As crianças respondem bem melhor ao reforço positivo do que às conseqüências negativas como um todo. Se seu filho não está particularmente satisfeito com ter que aprender, então escutar que ele não está fazendo os seu dever de casa, porque ele é um aluno problemático ou não é inteligente o suficiente também não vai fazer com que eles queiram fazer o trabalho de casa. Na verdade, o negativismo pode fazer com que eles odeiem aprender completamente.

Você tem que colocar os aspectos positivos da aprendizagem novamente em sua escola em casa para a criança superdotada. Por exemplo:


     •    Em vez de dizer ao seu filho que ele não pode ver os seus programas de televisão favoritos como um castigo por não fazer sua lição de casa, alicie-o a fazer o seu trabalho, dizendo que, como recompensa, ele pode assistir seu programa favorito, se chegar a uma meta do dever casa pelo tempo que vê televisão.

     •    Deixe o seu filho fazer os trabalhos por razões positivas, e, uma vez que eles encontram esse reforço positivo e percebem como você está feliz por que ele está aprendendo, a escola pode não parecer tanto como um fardo para ele.

Nota: Dependendo do estado em que você vive você pode ser obrigado a manter registros, um portfólio, ou o seu filho pode ter que passar por testes a cada ano para garantir que ele reune os padrões estabelecidos pelo governo. Certifique-se de que sabe o que o seu estado exige antes de começar a ensinar um talentoso filho em casa.