Como avaliar alunos

Há vários motivos pelos quais um professor necessita de avaliar seus alunos. Avaliar os alunos ajuda a determinar o quanto eles estão aprendendo e contra o que estão lutando. Ao avaliar os alunos, o professor pode ajudá-los a atingir as suas metas para o ano letivo. Existem muitas maneiras diferentes de os alunos serem avaliados.

  1. Projetos. Isto pode ser feito individualmente ou em grupo. Ao dar a um estudante um projeto e um período de tempo para o fazer, um professor pode avaliar como o estudante organiza o tempo, gera problemas, e resolve esses problemas. Ao fazer o projeto em grupo, o professor também pode avaliar o modo como os alunos interagem uns com os outros e como eles participam em trabalho de grupo. Para que o projeto seja um sucesso em termos de avaliação do aluno, o professor deve dar instruções claras e prazos fixos.
  2. Resposta abertas a questões. Este processo implica que o professor ou avaliador coloque uma pergunta, respondendo o aluno oralmente ou por escrito. Esta é uma excelente maneira de avaliar o processo de pensamento do aluno.
  3. Com base no desempenho. Este tipo de avaliação exige que os alunos realizem ações como responder a perguntas ou fazer atividades específicas. A forma mais comum de fazer isso é pedir aos alunos que expliquem como encontraram as respostas a uma pergunta e pedir-lhes para explicar os seus processos de pensamento oralmente ou por escrito através de redações curtas.
  4. Portfólio. Esta é uma excelente maneira de avaliar o progresso de um aluno. O professor recolhe exemplos do trabalho do aluno ao longo de um período de tempo, e os coloca num arquivo. Às vezes, a escola acaba possuindo um portfólio de trabalhos de um aluno que abrange vários anos. O professor pode, então, analisar o portfólio para ver se o aluno está melhorando, ficando na mesma, ou retrocedendo. Esta é também uma excelente forma de mostrar aos seus pais o que a criança está fazendo na escola. Durante uma reunião,  o professor pode simplesmente abrir o portfólio do filho com a prova do que a criança tem ou não tem vindo a fazer em aula.
  5. Questionário ou questionário-surpresa. Esta avaliação é feita normalmente no meio de uma unidade para ver como os estudantes estão avançar com o material. Um questionário-surpresa é uma excelente maneira de ver se o estudante prestou atenção nas aulas daquele dia ou se leu as matérias que lhe foram atribuídas.
  6. Fim do capítulo / teste da unidade. A maioria dos professores usa esse tipo de avaliação. Isso geralmente envolve um teste de escolha múltipla, de resposta curta, um trabalho, um questionário do tipo verdadeiro / falso, completar frases, ou combinar afirmações para mostrar o quanto os alunos aprenderam sobre as matérias que acabaram de ser tratadas na aula.
  7. Avaliações estaduais. Todos os estados têm um teste no fim do ano para avaliar o quanto os alunos aprenderam. Cada estado possui também um guia para os professores saberem como interpretar os resultados dos testes de modo a que cada um possa avaliar o quanto o aluno aprendeu. Muitos estados usam esses testes para determinar se os estudantes estão prontos para avançar para a próxima série, e em caso afirmativo, em que tipo de aulas devem ser colocados no próximo ano letivo. Muitas escolas estão começando a reconhecer que alguns alunos simplesmente não têm bons resultados nos testes, parcialmente devido a ansiedade. Os professores usam as avaliações estaduais de final de ano - assim como as outras avaliações listadas acima - para determinar o quanto os alunos aprenderam durante o ano.