Como usar o Microsoft Excel

O Excel 2007 é um programa do pacote Microsoft Office que faz planilhas de cálculo e cria fórmulas matemáticas e cálculos utilizados em análise de negocios ou qualquer outra atividade em que números estão envolvidos. Neste artigo, você vai aprender como usar a nova versão do Excel 2007 com uma descrição de cada guia e os comandos e ações agrupadas dentro de cada um desses guias. Você pode usar o Excel para fazer cálculos simples, funções matemáticas e fórmulas complexas para atividades como preparar um balanço, compilar representações numéricas de qualquer tipo de atividade, business intelligence, análise e muito mais.

•    Guia Principal: Esse guia contém sub-guias com 'prancheta', definições de 'fonte', 'alinhamento', formatação de 'numero', 'estilo', 'células' e 'editar'. A área de transferência permite aos usuários fazer alterações para cortar, copiar e colar ações e também copiar a formatação de um lugar para outro na planilha. A definição de fonte permite experimentar diferentes tipos de letra, cores, tamanhos de texto, etc. O alinhamento pode ser usados para fundir e centralizar ações, colocando um texto dentro de uma célula, etc. O número de sub-guias fornece opções de formatação de números, acrescentando espaços decimais, valores percentuais, etc. A guia de células permite ao usuário criar tabelas, destacar os valores e preparar células em diferentes modelos e formatos. A edição permite que você some totais de um conjunto selecionado de valores, filtre e ordene células de acordo com suas necessidades. A guia de células permite adicionar ou eliminar células, localizar e substituir texto ou números selecionados ou duplicar em outras células.

•    Guia Inserir: Este guia tem 5 sub-grupos - tabelas, ilustrações, gráficos, links e texto. O  grupo de tabelas contém comandos para preparar tabelas pivô a partir de dados inseridos na planilha ou tabelas gerais para organizar e analisar dados de uma planilha. A de Ilustrações permite inserir uma série de fotografias, clip-arts, formatos e smart-art na planilha. A de Gráficos contêm opções para inserir gráficos de vários tipos - coluna, linha, barra, torta, área e vários outros gráficos. O de Links permite aos usuarios fazer links de planilha de dados com páginas da web, e-mails, imagens ou programas. O de texto é composto de um agrupamento de comandos para se criar caixas de texto, além de cabeçalhos e rodapés, linhas de assinatura, objetos ou símbolos para a planilha.

•    Layout da Página: Esse guia contém cinco sub-guias - Temas, setup da página, escalas, folha de opções e modalidades. Os guias de sub-temas dão acesso a comandos para alterar a aparência  design geral da planilha, mudar o tamanho e cor da fonte e cores e tamanhos dos textos das celulas. Os outros quatro sub-guias oferecem inúmeras opções para formatar e alinhar páginas de planilha em termos de altura, largura, tamanho para impressão, adição de linhas de guias ou deletar e mover planilhas individuais dentro de um arquivo .

•    Guia de Fórmulas e Dados: Estas guias contêm funções e fórmulas de muitos tipos e requisitos, dependendo do usuário. Existem também comandos para a verificação de cálculos, correção de erros, detecção da origem de dados selecionados, adição de dados de fontes externas, agrupamento e desagrupamento de células, validação de dados, técnicas avançadas de filtragem e classificação de dados, etc


•    Guia de Revisão: A guia de revisão contém comandos de controle de linguagem, ortografia, gramática, etc. Ele também permite aos usuários fazer alterações, adicionar comentários e rastrear opções para proteger a planilha e limitar o acesso a outros usuarios, caso seja necessário. O guia fornece opções para a aparência da planilha, preferências de impressão e criar macros.

O Excel 2007 definitivamente apresenta melhoras em relação às versões anteriores, não só em termos de aparência, mas também nas várias opções, designs e temas que permitem aos usuários criar todo tipo de planilhas - desde planilhas simples a compilações de dados complexas, de forma simples e de maneira atraente.