Como transferir fitas de áudio cassete para CD ou PC

Existem muitas razões pelas quais você pode querer transferir uma gravação de áudio de fita cassete para CD. Você pode ter uma gravação ou fitas de áudio dos seus antigos dias de banda de garagem, ou uma entrevista com sua avó, ou as primeiras palavras do bebê. Uma coisa sobre os áudio cassetes é certa: eles não melhoram com a idade. É hora de você transferir este áudio para CD. Não é muito difícil aprender a transferir uma fita de áudio cassete, depois que você reuniu alguns dos itens necessários. Se você realmente se sente muito ambicioso, então quando tiver terminado este processo poderá converter os CDs para formato MP3 (para usar em iPods e aparelhos similares), utilizando o excelente programa CD to MP3 - mas, primeiro, você precisa passar suas memórias ou músicas para um CD.

Para transferir fitas de áudio cassete para CDs:

  • Primeiro, você precisa de um tocador de cassete. Quanto melhor for a qualidade do tocador, melhor o resultado final. Obtenha um bom tocador emprestado, se não tiver um, ou procure em uma loja local. Deve ser possível encontrar um bom tocador barato, se você não puder emprestar um.
  • Em seguida, você precisará aprender a conectar cabos de um cassete para um PC; para isto, precisará de cabos com os conectores certos. Normalmente, a saída do tocador cassete é um plugue RCA, e a entrada da placa de som do seu computador será um mini-plug estéreo. Escolha corretamente, porque cabos podem ser muito caros ou muito baratos, dependendo de onde você faz a sua compra. Se você ainda não tem um cabo, ou não consegue um emprestado, compare preços para fazer a melhor compra.
  • Conecte a saída das tocador de cassete na entrada da placa de som. Consulte o manual da sua placa de som. A linha de entrada é, normalmente, com código de cor azul, mas a sua placa pode ser diferente. Uma nota de cautela: se você tiver de usar a saída dos fones de ouvido do tocador de cassete, comece com o volume completamente baixo. É muito fácil sobrecarregar a entrada de linha da placa de som, caso em que o áudio ficará excessivamente carregado e distorcido. Isto é ainda mais importante se você tiver que usar um microfone de entrada em vez de uma linha de entrada.
  • Em seguida, você precisa selecionar a entrada para o seu sistema e ajustar o volume de entrada. Vá em Configurações | Painel de controle e, em seguida, abra Sons e dispositivos de áudio (ou Sons e multimídia, dependendo do sistema operacional). Na aba Volume ou Sons, marque a caixa que diz Colocar controle de volume ou ícone na barra de tarefas. Na aba Áudio, selecione (configure) sua placa de som como o aparelho de gravação de som. Feche a caixa Propriedades e dê um duplo clique no pequeno ícone alto-falante na bandeja do sistema, na parte inferior direita da sua tela. Isto irá abrir o Controle de Volume, para que você possa ajustar o volume de entrada. Em Opções no menu, marque a opção Controles Avançados. Em seguida, em Propriedades, selecione Gravar (o padrão é Reprodução). Marque a caixa de Controle de volume Line In na parte de baixo da janela. Se tiver que usar a entrada do  Microfone, ajustar o volume para gravar sem distorcer vai ser complicado. Clique em OK e, agora você deve ver os controles do volume de entrada da sua placa de som. Selecione o Controle de volume Line In (ou o Microfone, se isso é tudo que você tem) e desmarque o resto. Agora você está pronto para começar a gravar. Você, provavelmente, terá de voltar para o Controle de Volume, então apenas minimize a caixa em vez fechá-la.
  • Você precisa de software para gravar em seu disco rígido, mas não precisa gastar muito dinheiro para isso. Talvez a sua placa tenha vindo com algum software de gravação empacotado com ela, ou você pode fazer download de algo para usar. Eu recomendo baixar um pacote freeware chamado Audacity. O Audacity tem todas as funcionalidades que você provavelmente vai precisar algum dia. É, certamente capaz de realizar a tarefa de gravar de cassete para seu disco rígido. Abra o Audacity e selecione Preferências no menu Editar. Em Áudio I/O, verifique se o número de canais está correto. É quase certo que você tem uma placa estéreo, de modo que 2 canais é provavelmente a configuração correta. Na aba Diretórios, selecione um diretório em uma unidade que possui uma grande quantidade de espaço livre. Uma gravação longa pode ocupar até algumas centenas de megabytes de espaço.
  • Agora, vamos ao momento da verdade em termos de qualidade: você transferiu o cassete para o CD com êxito? Comece a gravar com o Audacity, e ponha o cassete para tocar em um volume de baixo a moderado. Grave uma pequena amostra da parte da fita onde o som é mais alto. Ajuste o volume para obter um sinal forte, mas não tão forte que saia distorcido. Volte a fita, descarte as gravações de teste, comece a gravar com o Audacity,e então ponha o cassete para tocar. Observe a gravação, durante todo o processo. Preste atenção a picos muito altos, porque podem sair distorcidos. Mantenha um olho atento a outros problemas. Faça a gravação completa. Assegure-se de que você tem uma boa cópia sobressalente da gravação, guardada em lugar seguro. A parte mais crítica está pronta.
  • Provavelmente você vai querer fazer alguma pós-processamento do arquivo de áudio. Não trabalhe sobre a gravação original, trabalhe em uma cópia. A coisa mais provável que você vai querer fazer é reduzir alguns dos ruídos da fita. O Audacity tem um efeito de redução de ruído. Comece a fazer a limpeza do áudio selecionando uma seção da gravação que contém ruídos indesejáveis da fita, mas não áudio desejável. Você precisa de uma amostra do ruído, assim a funcionalidade de redução de ruído saberá o que remover. Vá em Efeitos, no menu principal do Audacity, e selecione o efeito Remover Ruído. No passo 1, clique no botão Obter Perfil do Ruído. Quando você tiver uma amostra, selecione o arquivo inteiro de áudio. Volte para o efeito Remover Ruído, configure o nível de remoção para 25% e então clique no botão Remover Ruído. Quando o Audacity tiver terminado, ouça a amostra do áudio filtrado utilizando os fones de ouvido. A Remoção de Ruído é um efeito que carrega o grande risco de ser utilizado em excesso. Se o nível de remoção estiver configurado alto demais, uma parte excessiva do áudio original será filtrada, e o resultado final será um som oco e fino. Faça diversas tentativas com este efeito, até encontrar o equilíbrio ideal entre remoção de ruído e qualidade de áudio.
Quando você tiver o áudio do jeito que queria, divida-o em faixas, ajuste para o tamanho que você quer e então grave as suas faixas no CD utilizando o seu software preferido de gravação de CDs. Guarde bem a fita cassete original em local seco, e aproveite o seu novo CD.

Ferramentas Necessárias:
  • Cabos com os conectores corretos, para transferir áudio do tocador de fita cassete para sua placa de som.
  • Software de gravação, para gravar o resultado final em um CD.
Cuidados:
  • Preste muita atenção aos seus níveis de gravação. Grave no nível máximo, sem causar distorção.
Dicas Rápidas:
  • Quanto mais alta a qualidade do tocador de cassete, mais alta a qualidade da sua gravação de áudio.
  • Não é preciso gastar dinheiro em um software de gravação de áudio, porque existe um excelente software gratuito disponível.