Como tornar o seu computador mais rápido

Computadores são aparelhos maravilhosos que nos permitem fazer muitas coisas, mas as coisas podem se tornar difíceis uma vez que o lixo que entra através da nossa conexão de Internet começa a obstruir o nosso sistema. Eu formei um procedimento passo-a-passo para livrar-se de tudo isto. Siga os passos abaixo e você irá ver uma melhoria notável no seu sistema.

  1. Baixe o programa Anti-Spyware da Microsoft, Adaware, e o Spybot Search e Destroy. O programa da Microsoft pode ser baixado no Microsoft Windows Defender. O Adaware pode ser baixado no Lavasoft Downloads. O Spybot pode ser baixado no The Home of Spybot-S&D. Todos estes programas são gratuitos.
  2. Instale o anti-spyware da Microsoft agora, mas não os outros dois.
  3. Execute o MSconfig. Para fazer isto, selecione Start>Run (Iniciar>Executar) e digite msconfig no espaço. Selecione a aba Startup e livre-se de todos os programas desnecessários. A forma de determinar isto é ir ao ProcessLibrary.com e conferir com a sua database.
  4. Entre no Modo Seguro. Para fazer isto, reinicie o computador e pressione F8 continuamente. Selecione a opção Modo Seguro na lista e continue até o desktop.  
  5. Delete quaisquer programas de spyware do seu add/remove (adicionar/remover). Para fazer isto, selecione Start>Control Panel>Add or Remove Programs (Iniciar>Painel de Controle>Adicionar ou Remover Programas). Confira todos os programas desconhecidos com o SpywareGuide.com.
  6. Localize a pasta temporária no seu computador e exclua tudo o que houver na pasta. Isto está localizado, normalmente, em C:\Documents and Settings\Username\local settings. 
  7. Ainda no Modo Seguro, instale o Adaware e o Spybot. Execute o Adaware, o anti-spyware da Microsoft e o Spybot. Atualize para as definições mais recentes em cada programa e execute-os no modo de scan completo. O programa da Microsoft não pode ser instalado em Modo Seguro. Você já o instalou.
  8. Entre novamente no modo Windows padrão.
  9. Baixe o HijackThis. Você pode conseguir este programa aqui Merijn.org. Instale e execute ele. Clique em Do A System Scan (Fazer um Scan de Sistema) e Save a Logfile (Salvar um Logfile). O HijackThis irá analizar os processos que estão sendo executados no seu computador e alertá-lo quando há coisas sendo executadas que não deveriam estar ali. Ele também irá permitir que você saiba quando há programas sendo executados que não são malévolos mas podem ser dispensados com segurança porque não são necessários.
  10. Poste o logfile no Automated Log Analyzer (Analisador de Log Automatizado) no HijackThis.
  11. Após determinar o que é seguro e o que não é, marque as caixas apropriadas e clique em Fix Checked (Consertar os marcados).
  12. Execute o programa Anti-Malícia da Microsoft, que você pode baixar no Microsoft Download Center. Este programa é projetado pela Microsoft para detectar e remover programas cujo propósito exclusivo é danificar seu computador. O termo técnico para este tipo de programa é um rootkit.
  13. Baixe e execute o BLBeta Expert. Este pode ser baixado em F-Secure Blacklight. Assegure-se de revisar cuidadosamente qualquer coisa que ele detecte antes de remover. O BLBeta é outro programa que é projetado para livrar-se de rootkits.
  14. Para o Internet Explorer, clique em Tools> Internet Options> Security Tab (Ferramentas>Opções de Internet>Aba de Segurança). Clique no ícone do Globo da Internet e selecione Custom Level (Personalizar Nível). Desative os seguintes:

    1. Download Unsigned ActiveX Controls.
    2. Initialize And Script ActiveX Controls Not Marked As Safe.
    3. Active Scripting.
    4. Scripting Of Java Applets.

    Também clique em High Safety (Segurança Alta) em Java Permissions (Permissões de Java).

    Se isto causar problemas na visualização de qualquer site favorito, clique no ícone Site Confiável da aba de segurança e use o botão de Sites para adicionar a URL dos sites que estão isentos destes requerimentos. O propósito destas mudanças é apertar a segurança do seu sistema para que nem tantos programas malignos entrem no seu sistema.

  15. Para o Firefox, digite about:config na barra de endereço. Clique com o botão direito na janela e clique em New and Integer (Novo e Inteiro). Na primeira caixa, digite privacy.popups.disable_from_plugins. Na segunda caixa, digite 2. Isto irá evitar pop ups de Flash no Firefox.
  16. Abra o Regedit clicando em Iniciar>Executar e digite regedit.
  17. Uma vez que o Regedit esteja aberto, clique no símbolo de mais próximo à pasta HKEY_CURRENT_USER, o símbolo de mais perto do Painel de Controle, e então clique no ícone da pasta Desktop para exibir seu conteúdo. No painel direito, clique duas vezes em MenuShowDelay para mudar seu valor. (Esta localização de Registro é referida como HKEY_CURRENT_USER\CONTROL\PANEL\DESKTOP\MENUSHOWDELAY). O Dados de Valor padrão é 400, ou 4/10 de um segundo. Modifique os Dados de Valor para 0 para o mínimo atraso, e clique em OK. Isto irá fazer com que os menus apareçam instantaneamente no seu computador ao invés de demorarem.
  18. Abra HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CURRENTCONTROLSET\CONTROL\FILESYSTEM. Clique com o botão direito em Filesystem, selecione Novo, e Valor DWORD. Renomeie NewValue#1 no painel do lado direito para DisableNTFSLast-AcessUpdate (Desativar a atualização de último acesso do NTFS). Clique duas vezes nesta nova entrada, mude o campo de dados de valor de 0 para 1, e então clique OK. Isto desativa a atualização constante das datas quando um arquivo ou pasta foi atualizado pela última vez. Isto irá acelerar o sistema.
  19. Abra HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\MICROSOFT\WINDOWS\CURRENTVERSION\EXPLORER. Crie um novo valor DWORD chamado DesktopProcess, e ajuste seu valor de dado para 1.
  20. Expanda o HKEY_CURRENT_USER, expanda o Painel de Controle, e clique em Desktop. Clique duas vezes na fileira AutoEndTasks e mude o valor para 1. Isto faz com que todos os componentes do explorer sejam executados em um processo, tornando seu computador mais rápido.

    Há um embargo para alguns usuários aqui. Não faça esta mudança se você não está rodando pelo menos um processador Pentium e 16 MB de memória física.

  21. Expanda o HKEY_LOCAL_MACHINE, expanda SOFTWARE, expanda Microsoft, expanda Windows, e expanda CurrentVersion. Clique com o botão direito em Explorer, expanda Novo, clique em Key (Chave), e nomeie a nova chave AlwaysUnloadDLL. Clique em AlwaysUnloadDLL, clique duas vezes na linha Padrão, e mude o valor para 1. O Windows tenta manter alguns DLLs na memória quando o programa os utiliza. Se um usuário tem pouca memória, isto pode causar problemas de performance.
  22. Expanda HKEY_CURRENT_USER, expanda Painel de Controle, e clique em Desktop. Clique duas vezes na linha HungAppTimeout e mude o valor para 1000. Agora, clique duas vezes na linha WaitToKillAppTimeout e mude o valor para 2000. Isto ajusta seu sistema para administrar com mais eficiência os desligamentos de aplicações. Isto também otimiza a quantidade de tempo que um sistema leva para fechar um programa quando você tenta finalizar o Windows.
  23. Expanda HKEY_LOCAL_MACHINE, expanda Sistema, expanda CurrentControlSet, e clique em Controle. Clique duas vezes na linha WaitToKillServiceTimeout e mude o valor para 2000. Isto otimiza o tempo que irá levar para os Serviços do Windows fecharem quando o sistema está ajustado para desligar.
  24. Expanda HKEY_CURRENT_USER, expanda Painel de Controle, clique em Desktop, e clique duas vezes na linha MenuShowDelay no painel direito. Mude o valor para 100. Isto fará com que os menus do Desktop apareçam quase instantaneamente.
  25. Feche o regedit.
  26. Ajuste a Lixeira para 1-3 por cento do espaço de disco rígido. Para fazer isto, clique com o botão direito na Lixeira. Selecione Propriedades. Mova o barra para baixo até a quantidade desejada e clique em Ok. Por padrão, a Lixeira toma muito do seu espaço.
  27. Para garantir que o DMA esteja em uso, clique em Iniciar, clique com o botão direito em Meu computador, clique em Propriedades, selecione a aba Hardware, e clique em Administrador de Dispositivos. Expanda a entrada de controladores IDE ATA/ATAPI, clique duas vezes na entrada para o canal onde o seu disco rígido está instalado (provavelmente no Canal Primário IDE), e use o menu drop-down do Modo Transferência para selecionar o DMA se disponível se o modo único PIO está selecionado. Clique Ok, reinicie, e confira os ajustes para ter certeza de que eles se mantenham. Quando isto estiver ativado, irá permitir que a informação do seu CD/DVD vá direto para a memória, ultrapassando o processador de sistema e acelerando o sistema.


Você deve perceber uma velocidade acentuadamente aumentada no seu computador. Lembre que isto não é um procedimento que você irá “fazer uma vez e esquecer”. O lixo está constantemente se acumulando no seu computador, então assegure-se de criar um plano de manutenção para manter seu computador limpo.