Como saber se alguém tem um histórico criminal: verificação de antecedentes criminais

É lamentável, mas há muitas pessoas por aí que cometem crimes. Você pode entrar em contato com algumas destas pessoas, todos os dias. Se você estiver preocupado de que alguém que conhece ou encontrou recentemente possa ter um histórico criminal, existem maneiras pelas quais você poderá saber. Você pode inclusive fazer cursos online, que lhe ensinarão como fazer verificações detalhadas de antecedentes; clique aqui para inscrever-se para receber informações gratuitas sobre instituições online que oferecem estes programas (em inglês). Primeiro, uma vez que você já está on-line, pode visitar um site que realiza pesquisas sobre antecedentes criminais. Eu recomendo fortemente Gov-Recursos, porque é extremamente útil.

Veja aqui estão os passos que você pode seguir por si mesmo, para verificar se alguém tem antecedentes criminais:

  • Ouça seus instintos. Confie nas suas vísceras. Se os seus instintos lhe dizem que há algo de errado com a pessoa ou você não sente que pode confiar nesta pessoa, preste atenção. Muitas vezes, nossos instintos nos dizem mais do que as investigações poderiam dizer. Lembre-se: nem todos os criminosos são apanhados; então, ouça seus instintos, mesmo se não puder encontrar uma história ou antecedentes criminais.
  • Preste atenção ao seu redor. Quando estiver perto da pessoa com quem está preocupado, preste atenção. Observe com quem ela fala, o que diz e faz em público. Se ela parece à vontade com a violência ou atividades que parecem ilegais ou imorais para você, pode haver alguma atividade criminosa em seu passado. Preste atenção também ao modo como a pessoa reage quando um policial ou figura de autoridade está por perto.
  • Comece com uma pesquisa on-line. Existem várias pesquisas on-line que dizem poder fornecer uma verificação de antecedentes criminais. Esses sites geralmente não têm acesso a páginas (sites) que cheguem ao nível da força de lei. No entanto, eles fazem buscas em registros públicos criminais e, por uma certa taxa, podem realizar estas pesquisas muito mais rápido do que você o faria, se tivesse que contatar uma por uma das delegacias da sua região (ou outros órgãos públicos). A pesquisa online vale perfeitamente os tostões que você gastar, lembre-se apenas de não se basear apenas nestes resultados para as suas verificações de antecedentes criminais.  
  • Fale com os amigos e parentes. Por vezes, simplesmente conhecer amigos e parentes da outra pessoa é uma boa maneira de informar-se sobre suas atividades. Depois que se sentem à vontade, as pessoas vão deixar escapar todo o tipo de comentários sobre a forma como certa vez seu amigo ou sobrinho foi pego roubando carros ou teve um problema com drogas na juventude. Basta ter paciência e ouvir.
  • Contate a Procuradoria Geral ou a Promotoria de sua cidade, ou de seu estado. Estas repartições estão habilitadas a informar-lhe os procedimentos para a obtenção de informação de governo, que não são públicas.  
  • Contrate um investigador particular. Quando você tiver esgotado todas as suas outras buscas possíveis, mas ainda tem um pressentimento de que precisa verificar, você pode considerar a contratação de um profissional. Os investigadores particulares têm acesso a informações às quais a média das pessoas não tem, e dispõem do tempo necessário para seguir e verificar exaustivamente pistas e indícios, e fazer perguntas às pessoa. Contratar um investigador particular para pesquisar antecedentes criminais pode ser algo muito caro, porque estes profissionais muitas vezes cobram por hora trabalhada. Esteja certo de que vale a pena ter este gasto para ter a informação que está procurando.


Verificações criminais são muitas vezes dispendiosas e demoradas. Se você tiver certeza de que precisa verificar se uma pessoa tem um registro criminal, então siga estes passos e será capaz de fazer pesquisas sérias. Alguns cursos online sobre direito criminal também podem ser muito vantajosos se você estiver em posição de pesquisar regularmente os antecedentes criminais das pessoas.