Como reciclar um computador

Como a tecnologia mudando tanto hoje em dia, em apenas um ou dois anos vários computadores acabam se tornando obsoletos. Quando você finalmente decidir que é tempo de trocar seu velho PC e aquele monitor gigante por um leve laptop novo (ou apenas um computador novo), você terá que descartar seu computador antigo. Jogar o computador no lixo pode parecer a coisa mais fácil a se fazer, mas não é muito amigável ao meio-ambiente e vários serviços de coleta de lixo não levam mais computadores por essa razão.

Em se tratando de reciclar computador, há algumas opções. A não ser que você esteja com disposição e ânimo para levá-lo a um campo e esmagá-lo, a lá "Office Space", você pode reciclá-lo de modo fácil.

  1. Envie seu computador de volta para o fabricante. Se você comprou um computador novo recentemente, você pode ter a possibilidade de enviá-lo de volta para o fabricante. Vários fabricantes de computadores, incluindo Apple, HP e Dell, oferecem programas que permitem enviar seu computador antigo sem custos, e eles irão então reciclá-lo, caso você tenha adquirido um novo produto deles. Mesmo que você não tenha adquirido recentemente um computador, você ainda pode tentar enviar seu computador antigo de volta para o fabricante. Mas nesse caso isso pode ter algum custo. A Dell, por exemplo, oferece um programa que permite enviar um computador de volta, após adquirir um kit de reciclagem de computadores por $10 ou $20. A HP requer que você forneça informação sobre seu computador, sua localização, etc., e então enviam um orçamento. Alguns fabricantes podem solicitar que você pague a postagem, mas as taxas são geralmente razoáveis.
  2. Leve seu computador para um centro de reciclagem mais próximo. Há chances de haver um centro de reciclagem de computadores ou programa de reciclagem em sua área. Busque junto às iniciativas de educação do consumidor um centro de reciclagem de computadores perto de você. Esses centros geralmente também aceitarão mais que apenas computadores, podendo te ajudar a se livrar de outros eletrodomésticos que gostaria. Veja se você pode reciclá-los também nesses centros de reciclagem de computadores.
  3. Doe seu computador para a caridade. A última maneira de reciclar seu computador, caso ainda funcione, seria doá-lo para um local de caridade ou escola. Assim você sabe que alguém fará bom proveito dele como um todo, ao invés de aproveitar apenas as peças. Doar seu computador pode fazer uma grande diferença na vida de alguém.

    Há listas de grupos sem fins lucrativos, escolas e agências públicas junto a órgãos de caridade que necessitam de computadores. Esses computadores recebidos são doados a organizações que treinam pessoas com deficiências, estudantes com baixa renda e pessoas com problemas financeiros que querem seguir suas vidas de modo mais independente e produtivo.

    Aqui há uma lista de alguns grupos de caridade que aceitam doação de computadores usados que funcionem e em estejam em boas condições: UsedComputer.com.