Como limpar um disco rígido

Você se lembra quando conseguiu seu primeiro computador e ficou maravilhado em como ele era rápido? Como você sabia imediatamente onde – e o que – era cada documento? Então o tempo passou e seu computador ficou mais lento, leva mais tempo para iniciar e é mais difícil de se encontrar documentos? Se você limpar o disco rígido de tempos em tempos, isso pode restaurar a velocidade original do seu computador e mantê-lo rodando bem. Existem muitas ferramentas dentro do Microsoft Windows para ajudá-lo a limpar seu disco rígido, assim como alguns utilitários de terceiros que funcionam perfeitamente. No menu Iniciar, vá a “Todos os programas”, “Acessórios” e “Ferramentas do Sistema”. É lá que você vai encontrar muitos dos utilitários que você irá utilizar.

  • Comece com a limpeza de disco. Uma vez iniciada a limpeza de disco, ela vai precisar de alguns minutos para analisar seu disco rígido. Depois que terminar, você terá uma lista de itens que podem ser retirados de seu computador para liberar espaço em disco. Se você quiser excluir um item, marque a caixa ao lado de fora dela. Se não tiver certeza, clique sobre seu nome para ver uma explicação e decidir se quer ou não eliminar o item. Você ficará espantado com a quantidade extra de espaço livre que você terá depois de terminar a limpeza de disco!
  • A próxima coisa que você deve executar é o Desfragmentador de disco.Quando você armazena coisas no seu disco rígido, elas são colocadas em lugares diferentes, e isso significa que seu computador faz mais buscas no disco rígido a fim de encontrar um item. Esta ferramenta coloca os dados numa ordem mais lógica, então seu computador sabe onde procurar. Você também encontrará o Desfragmentador de Disco em “Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas do Sistema”. Selecione o drive C: (ou o drive que você quer que seja checado para limpeza), e clique em "Analisar". A análise irá dizer se é preciso desfragmentar o disco rígido ou não. Se precisar, clique no botão "Desfragmentar"; depois de organizar seus dados, o seu disco rígido executará com mais rapidez.
  • Livre-se de programas que você não usa. Clique em Iniciar e “Painel de Controle”. Depois que você estiver no Painel de Controle, selecione "Adicionar ou Remover Programas". Ele lhe fornecerá uma lista de todos os programas em seu computador. Você pode encontrar programas que você não precisa mais - talvez você tenha feito download de softwares versão trial, decidiu não usá-los, e esqueceu que tinha em seu disco rígido. Você pode apagar esses programas usando "Adicionar ou Remover Programas". Clique em um nome de programa e, em seguida, clique em "Alterar / Remover". Isto irá iniciar o processo de desinstalação. Cada desinstalação  difere de programa para programa, mas usar o "Adicionar ou Remover Programas" torna o processo intuitivo se você seguir as instruções apresentadas na tela.
    Aviso: Certifique-se de que o programa que você está apagando é algo que você conheça e realmente não precise. Se você não sabe o que é o programa ou não está absolutamente certo de que você não precisa dele (ou que outro programa vá usá-lo), então deixe-o como está.
  • Faça uma verificação de vírus. Você precisará de um programa especifico para isso. Certifique-se de examinar o computador em busca de vírus e spywares regularmente, se você deixa seu computador por um período de tempo todos os dia (almoço, jantar, ou durante um programa de TV) este é um bom momento para executar uma verificação. Há muitos programas conhecidos. O Norton e o McAfee são dois dos mais populares, e podem vir pré-instalados no seu computador. Certifique-se de manter o programa atualizado para se proteger de novos vírus.
  • Mantenha sua área de trabalho limpa.Se você colocar um monte de coisas no seu desktop, vai levar mais tempo para seu computador iniciar quando ligar o Windows. Uma boa idéia é mover as coisas para a pasta "Meus Documentos", ou pelo menos criar pastas para cada grupo de ícones na sua área de trabalho ( "Coisas do Trabalho", "Fotos do Bebê ", "Favoritos da Internet " e assim por diante) e mover os ícones para as pastas. Para criar uma pasta, clique no botão direito do mouse e você verá a opção "Novo", depois "Pasta". Você pode mudar o nome da pasta que desejar.