Como evitar ser vítima do golpe nigeriano

Este é um guia geral e comprovado para evitar um golpe nigeriano em sites de leilão.

A internet inteira está inundada de notícias e informações sobre os golpes nigerianos. Estes golpes variam daquilo que eu chamo de golpes de baixo nível a golpes de alto nível. Os golpes de baixo nível são, por exemplo, os golpes dos encontros, em que um golpista simula estar genuinamente interessado em um relacionamento online, mas na realidade tem a intenção de defraudar financeiramente a vítima. Os de alto nível são aqueles que envolvem somas muito, muito altas em dinheiro e outros artigos de valor (imóveis, obras de arte, jóias, etc).

É muito desanimador que a maioria das pessoas, especialmente as pessoas do mundo ocidental, ainda sejam vítimas de fraudadores nigerianos, tanto online quanto offline. Deve-se salientar que estas pessoas também têm ocidentais como cúmplices em seus golpes inescrupulosos. A maioria das pessoas acredita que de cada 10 nigerianos sobre a face da terra, 9, se não todos eles, são golpistas. Mas isto soa engraçado para mim, porque significa que haverá sempre um esquema fraudulento em cada casa, na Nigéria. Isto não é verdade.

Felizmente, as fraudes Nigeriano são evitáveis. Evitáveis como? O principal problema da maioria das vítimas dos golpes nigerianos online e offline é a ganância. Sim, ganância. Deixe-me mostrar-lhe um exemplo.

Um vendedor no popular site de leilões ebay colocou um telefone à venda pelo preço de US $ 250. Em seguida, recebeu um email de fora da comunidade do ebay, de uma pessoa que se presumia ser um cidadão e residente dos Estados Unidos, pedindo-lhe que vendesse o telefone a um preço de $ 1500, e informando que o telefone deve ser enviado para seu filho, que é estudante em uma universidade no Oeste Africano. Então, o vendedor decidiu aceitar a oferta. Encerrou o leilão no eBay após receber um e-mail, que se presumia vir do Paypal, notificando-o do pagamento do telefone. E, foi enviar o telefone para o suposto filho do comprador. Para seu espanto, o suposto pagamento do Paypal era falso e a pessoa mostrou-se ser um outro golpista da Nigéria.

Abaixo estão os passos pelos quais você pode evitar fraudes nigerianas:

  • Não seja ganancioso. Não se engane em vender seus itens muito acima do preço normal. Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é muito algum tipo de golpe.
  • Não venda ou faça transações comerciais com qualquer pessoa que lhe ofereça uma transação livre de riscos, fora das normas estipuladas que regem qualquer empreendimento.
  • Tire tempo para verificar a identidade da pessoa com quem você está realizando a transação. Peça à pessoa para lhe dar o número de seu telefone. Algumas pessoas usam o redirecionamento gratuito de chamadas para telefones móveis, assim reserve o tempo necessário para verificá-las muito bem.
  • Não forneça informações vitais sobre sua conta bancária, e-mail e endereço residencial quando não tiver certeza de que é seguro. Alguns golpistas criam sites falsos para conseguir detalhes pessoais das vítimas.
  • Certifique-se de que os sites que você visita com seu cartão de crédito e débito são seguros. Se o site não é confiável e você não vê evidências de que a página dispõe de dispositivos de segurança, não digite informações de cartão de crédito ou de débito.


Espero que os passos acima o ajudem a evitar o golpe nigeriano.