Como acrescentar fontes do microsoft word

Usar fontes únicas em seus documentos pode ser exatamente o toque extra para garantir que os seus memos se destaquem, seus relatórios tenham uma aparência polida, e o seu folheto transmita a sua mensagem. Embora o Microsoft Word já venha com uma grande quantidade de fontes padrão como o Arial, Courier New e Times New Roman, você pode instalar novas fontes em seu computador a qualquer momento - e, então, usar estas fontes para tornar mais interessantes os seus documentos no Word. Há uma multidão de variedade de fontes disponível; quer você esteja procurando fontes diferentes, em forma de caligrafia, ou outros tipos, em algum lugar há uma fonte para você.

A Internet é um recurso extraordinário para se encontrar fontes gratuitas, em uma imensa variedade de estilos (veja os links relacionados a este artigo, onde você poderá encontrar algumas fontes ótimas). Você também pode comprar bibliotecas de fontes, em CD ou on-line. O Windows suporta muitos tipos diferentes de fontes, incluindo fontes TrueType (TTY, .ttf), OpenType (OTF, .otf) e fontes Type 1 (PMF, .pmf). Se você estiver baixando fontes ou comprando um CD de fontes, procure certificar-se de que são fontes dos tipos mencionados acima; caso contrário, talvez não sejam reconhecidas pelo Windows. Em minha opinião, se você quer fazer uma compra excelente, procure em Ultimate Font Download - lá você encontrará mais de 6500 fontes.

Quando você faz o download de fontes de um site, em geral baixará um arquivo .zip, um arquivo compactado que torna o download mais rápido. Você terá de descompactar o arquivo .zip antes de poder acrescentar estas fontes ao seu computador. Além disto, você não precisa instalar todas as fontes que está recebendo; pode instalar apenas as que precisa, ou ir instalando aos poucos, conforme for utilizando. Para descompactar um arquivo usando o Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo, e selecione "Extrair aqui" no menu de contexto.

Para instalar uma nova fonte em seu computador com o Windows XP:

  • Clique no botão Iniciar.
  • Clique em Painel de Controle.
  • Na visão Categorias, clique em Aparência e Temas, e então clique em Fontes na lista Veja Também, no lado esquerdo da janela. (Se o seu computador está configurado para usar a Visão Clássica, apenas clique em Fontes na janela do Painel de Controle).
  • No menu Arquivo, clique em Instalar nova fonte. Surgirá a janela Adicionar fontes, mostrando uma lista de fontes e uma lista de drives de onde você pode selecionar fontes para adicionar.
  • Se você estiver adicionando fontes de um CD, clique na flecha da lista de drives, e selecione a letra de seu drive de CD/DVD.
  • Na lista de pastas, vá clicando para percorrer as pastas e localizar e selecionar a pasta que contém as fontes a acrescentar. À medida que você clica através das pastas, o Windows vai identificar qualquer arquivo de fonte nestas pastas, e atualizar a lista de fontes no retângulo maior, ao alto da janela.
  • Na Lista de Fontes, clique sobre uma fonte para selecionar (ou clique no botão "Selecionar tudo"). Deixe a caixa "Copiar fontes para a pasta de fontes" assinalada.
  • Clique em OK. A janela "Progresso de instalação de fontes" vai aparecer, enquanto as fontes são instaladas em seu computador.
  • Feche a janela Fontes clicando no botão Fechar (X) no canto superior direito da janela.
Se você tem um Macintosh, o uso do gerenciador de fontes tem a mesma simplicidade.

Você quer transformar a sua própria letra em fonte? É divertido e fácil!

Na próxima vez que você abrir o Microsoft Word, a fonte recém instalada vai aparecer na lista de Fontes, em ordem alfabética. Você pode agora aplicar as suas novas fontes para Microsoft Word a qualquer texto em documentos do Word! Vá fundo, e descubra como os diferentes tipos de fontes podem alterar completamente o impacto visual de seus documentos.

E lembre-se de que, só porque você tem fontes novas, não quer dizer que tem que usá-las todas ao mesmo tempo. Utilizar fontes demais em um documento pode fazê-lo parecer pouco profissional, ou torná-lo difícil de ler. O processamento efetivo de textos é muito simples, e muitos projetistas têm uma grande preferência pela fonte Helvética. De maneira geral, se você usar mais de um tipo de fonte em um mesmo documento, utilize então cada fonte para dar um contraste claro ou distinguir claramente um elemento repetitivo, como cabeçalhos de seção. Uma referência excelente sobre como usar fontes para editoração criativa e documentos que se destacam é o livro "The Non-Designer's Design Book" (segunda edição), de Robbin Williams.