Como usar a quinoa em suas refeições

A quinoa tem uma força que vai muito, muito além do seu peso, na batalha dos grãos. Você nunca ouviu falar disto? Então você e sua família estão perdendo muito tempo, tanto em nutrição quanto em sabor. Keen-wa, ou Keh-no-ah, era o alimento principal na dieta dos Incas no Peru, há mil anos, e estão voltando à tona atualmente, nas revistas sobre Estilo de Vida.

A quinoa é uma antiga semente originada das montanhas dos Andes da América do Sul, e utilizada como um grão. Mas, contém mais proteína por peso do que qualquer outro grão. Além disto, tem um equilíbrio quase perfeito de aminoácidos. Ela é o gorila de 350 kg em lisina, um aminoácido necessário para o crescimento e reparação de tecidos. É também uma boa fonte de fibras, fósforo, ferro, manganês, magnésio, cobre e vitaminas B e E. É um canivete suíço da nutrição.

Com um sabor adorável, vai bem em sua mesa como salada ou misturada a legumes. Pode tomar o lugar do arroz e do macarrão. Ou, servir como um cereal para o café da manhã, com mel, maçãs picadas, uvas passas e canela.

Está disponível facilmente am lojas de produtos naturais, ou em armazéns. É ridiculamente fácil de preparar. Em 15 minutos, 2 xícaras de água e uma de quinoa fornecem a você de 4 a 6 porções, especialmente se você a soltar bem depois de cozinhar. E, conforme a quinoa vai se tornando mais popular, muitos sites e revistas apresentam receitas de como fazer da quinoa um triunfo à mesa. Uma vez que você saiba como cozinhá-la fervendo, pode inventar suas próprias receitas e ser um super-herói da nutrição!

  • Tente estas formas de preparo: 1 xícara de quinoa, 2 xícaras de legumes (ou de caldo de galinha, ou água e sal o suficiente para dar sabor). Um tablete será mais que suficiente, mas se você for utilizar algum caldo em tablete, não utilize também o sal. Você também pode usar outros temperos: alho, curry, molho italiano, manteiga, salsa, pimenta, pimentão, ... O que você puder se lembrar!
  • Enxágue a quinoa. Embora a maioria das quinoas embaladas já tenham sido limpas, é necessário enxaguar as sementes porque são naturalmente recobertas com saponina, uma substância amarga que protege a quinoa contra os pássaros. Encha uma tigela com água quente, coloque a quinoa, enxágue completamente 3 vezes, agitando com a mão e escorrendo completamente a água. Você também pode deixá-la de molho por quinze minutos se estiver usando água fria, e escorrer muito bem depois.
  • Em uma panela média, coloque duas xícaras de água, ou encha completamente e leve a ferver. Então, coloque a quinoa e o sal, ou outro tempero qualquer, mexendo de vez em quando com uma colher. Leve a ferver novamente, cubra, reduza o calor e deixe ferver por 15 minutos. Algumas pessoas preferem usar 3 xícaras de água, e escorrer o excesso de água quando a quinoa ficar macia, e então ferver por 15 minutos. Quando você vir que os grãos tornaram-se transparentes com linhas brancas em volta, a sua quinoa está pronta. Deixe descansar, com tampa, por 5 minutos.
  • Solte os grãos com auxílio de um garfo, e sirva. Se você usa arroz, este é um substituto muito mais saudável. Rodelas de cebolas fritas dão um toque muito bom!
Não é muito frequente que você possa tentar alguma coisa nova, que seja tão melhor do que aquilo que substitui. Os Incas sabiam uma ou duas coisas sobre culinária, e a quinoa era a Rainha da Cozinha.