Como fazer panfletos

Criar um panfleto pode ser um modo simples e eficiente para divulgar sua mensagem. Se você está anunciando novidades em relação ao seu negócio ou loja de bolos, há algumas orientações que você deveria seguir para fazer um panfleto eficiente. Estes passos devem ajudar você ao longo do caminho.

  1. Prenda os olhos do leitor instantaneamente. Há toneladas de opções para prender a atenção do leitor, mas não há necessidade de abraçar uma causa. Em vez disso, usar linguagem clara e simples pode ser suficiente. Crie um título eficaz como Venda de Bolos, 50% de desconto, Salve a Floresta. Escolha o título que fale exatamente o que você está anunciando.
  2. Atinja os cinco W’s – Quem (Who), O que (what), Onde (where), Quando (when) e Por Que (why). O primeiro passo é todo sobre o “o quê”, então o resto dos panfeltos devem cobrir o que falta. Por exemplo, se sua loja está tendo vendas de fim de estação esta semana na rua principal, você sabe tudo que precisa para responder as questões. Quem – a loja, o que – a venda, onde – localização da rua principal, quando – este final de semana, e por que – fim de estação. Aplique esta mesma lógica simples ao seu próprio panfleto.
  3. Mantenha-o simples. As pessoas devem perder somente alguns segundos para olhar o seu panfleto, então ele deveria ser fácil de ler, apenas com detalhes pertinentes. Se você está usando uma imagem, mantenha-o simples com uma ou duas no máximo. Algo em excesso e seu panfleto terá muitos elementos visuais e ficará confuso.
  4. Use uma fonte para o título e outra para o texto. Isto é uma regra, não uma sugestão. Se você não fizer nada mais desta lista, faça isso. É tentador embelezar o panfleto usando uma variedade de fontes legais, mas você deve combater esse desejo. Mais de duas fontes distraem o leitor da sua mensagem.
  5. Deixe vários espaços vazios. Um rápido olhar no panfleto indica à maioria dos leitores se eles querem saber mais. Se há muita coisa pra olhar ou muito texto, a maioria vai evitar o esforço e andar adiante. Branco, espaço vazio é agradável aos olhos e também relaxante. Então, tenha certeza que os textos e as figuras que você usa estão equilibrados com o espaço.
  6. Coloque seu nome e informações para contato perto da base. As pessoas lembram o que elas leram próximo do fim de um panfleto mais do que o que elas encontraram no topo. Então, coloque o nome da sua empresa, escola ou instituição de caridade de forma que ele esteja nas duas últimas linhas do texto, na base da página.
  7. Chame-os à ação. Chamar à ação é a parte final do panfleto. Ela fala à sua audiência o que você quer que eles façam. Sua afirmação deve ser simples, embora direta, usando verbos ativos como ‘junte-se a nós’, ‘assine aqui’, ‘compre essas sobremesas’, ‘doe ou mesmo escreva seu congressista’. Seja específico. A proposta do panfleto é levar sua audiência a fazer algo.
Criar panfletos é divertido quando você mantém esse guia em mente e lembra que ser simples e direto é o melhor. Experimente com dois ou três esboços e mensagens antes de imprimir seu panfleto final. Normalmente sua segunda idéia é melhor que a primeira.