Como fazer crochê

Crochê é a arte de produzir tecido ou renda usando uma agulha de crochê e fio ou linha. Ele não é tão difícil de aprender. Para começar, você deve pegar uma linha de quatro camadas e uma agulha de tamanho grande (eu recomendo uma tamanho J ou K) para tornar mais fácil pra você ver o que está fazendo. Uma vez que você se acostuma com o crochê e com o que seu trabalho deveria parecer, você pode tentar uma agulha menor e um trabalho mais delicado.

  1. Primeiro faça um ponto inicial e, depois, faça uma corrente.
    • Faça um ponto inicial. Pegue sua linha e faça um círculo, com uma longa extremidade no topo. Deixe cair a extremidade atrás do círculo, e, então, pegue e puxe a linha através do círculo, estreitando-o. Se você tiver feito isso de forma correta, o círculo, através do qual você tem puxado a linha, deve ser ajustável; você pode fazê-lo ficar maior ou menor.
    • Coloque o círculo em volta da sua agulha de crochê, ajustado de forma a não ficar muito apertado. Segure a agulha em sua mão direito como uma caneta, com seus dedos próximos do fim dela.
    • Sua mão esquerda controla a linha. Posicione a linha para que a extremidade mais próxima da agulha corra sobre seu dedo indicador, depois sob seu dedo médio, e, então, sob seu dedo anelar. Isso permite que a você controle a tensão da linha.
    • Agora faça uma corrente. Com seu dedo indicador esquerdo, circule a linha sobre a agulha, indo de trás para frente da sua direção. Isto é uma ‘sobre-linha’. Com sua mão direita, use a agulha para puxar a ‘sobre-linha’ através do círculo que está pronto na agulha. Você deve manejar para cima de forma a formar um novo círculo sobre a agulha, e o círculo antigo se torna um ponto da corrente abaixo do novo círculo. Importante: não apertar – você precisará passar a agulha através do ponto feito na volta.
    • Continue enfileirando e puxando até que você tenha uma corrente do tamanho que você queira que sua peça seja – esta será a base da sua peça.
  2. Agora você vai voltar na sua fileira, colocando um ponto em cada conexão da cadeia.
    • Assegure a cadeia na sua mão esquerda – você pode se segurar seu trabalho com dedo polegar, anelar ou mindinho enquanto seus dedos indicador e anelar controlam a linha. Olhe para a cadeia abaixo da sua agulha, e salte o ponto da fileira diretamente abaixo da agulha.
    • Insira sua agulha na segunda fileira. Faça a ‘sobre-linha’ e puxe. Assim você criou outro ponto. Mova para o próximo ponto de conexão da fileira, insira a agulha na fileira, faça o ‘sobre-linha’. Continue assim ao longo da fileira.
    • Você fez sua primeira linha de pontos de crochê. Hora de recomeçar.
  3. A segunda Linha
    • Faça a cadeia e gire seu trabalho para que possa voltar traçando a linha. Olhe atentamente os pontos. Cada ponto tem uma pequena volta no topo. Coloque sua agulha sob essas voltas, indo a ambos os lados. Faça o ‘sobre-linha’ e puxe. Assim você tem feito o primeiro ponto da segunda linha.
    • Vá ao próximo ponto e novamente coloque a agulha sob o círculo, faça o ‘sobre-linha e puxe, e então vá descendo a linha. No final, encadeie a série e vire o trabalho feito até então.
  4. Terceira Linha e adiante
    • Cada linha adicional é feita do mesmo modo que a segunda. Continue adicionando linha até que a peça esteja tão comprida quanto você queira.
Você acabou de aprender como fazer crochê com ponto único. O ponto descrito é um ponto de crochê único. Ele fará uma sólida peça retangular que você pode usar para fazer cachecóis ou mantas. Há muitas variações no crochê, ponto-duplo, crochê filet, praças da vovó, pregas, etc.

A loja de artesanato local terá os materiais que você precisa, uma ampla variedade de linhas e tamanhos de agulhas, além de livros de instrução que ajudarão você a aprender diversas variações do crochê.

Ferramentas necessárias:
  • Agulha de Crochê, tamanho J ou K ou algum outro.
  • Um rolo de linha 4 camadas.
Dicas rápidas:
  • Mantenha o seu trabalho frouxo! Se estiver difícil de colocar a agulha entre as fileiras ou sob os pontos, você está fazendo-o muito apertado.